quinta-feira, 30 de abril de 2015

Educação financeira no Amazonas


Dia 29/4/2015 estive em Manaus para conduzir uma palestra sobre educação financeira e empreendedorismo. O evento foi promovido pela Bemol, uma importante rede de comércio varejista da região.

Essa é a primeira vez que vejo uma rede do varejo preocupada em educar seus clientes para o consumo consciente. A iniciativa está totalmente aderente com os princípios da liderança educadora, que visa construir relações sólidas e perenes entre as organizações, seus clientes e demais stakeholders.

A sala estava lotada, com mais de 250 pessoas, entre clientes, fornecedores e universitários. Todos preocupados em manter as finanças em dia para poderem atingir seus objetivos e sonhos. Fica provado que uma empresa com atuação responsável não perde vendas, mas cria relações duradouras.

Parabéns à Bemol, uma empresa quase centenária, mas que possui uma mentalidade empresarial jovem e inovadora.

domingo, 26 de abril de 2015

Como fazer uma horta em apartamentos


Você pode morar em um pequeno espaço e mesmo assim ter sua horta medicinal. Trazer as plantas pra dentro de casa é como trazer a vida para seu lar.

A Universidade da Paz (Unipaz) irá promover dia 30/4 o curso para ensinar você a fazer uma horta em seu apartamento. Tenha ervas medicinais e temperos à sua disposição. Maiores informações, unipazsp.org.br ou 11 5083-4278.

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Bolo de chocolate sem leite e ovos


Muitas pessoas pensam que é impossível fazer bolos sem leite e ovos. Mas não é. O leite de vaca é um alimento nocivo aos seres humanos. Ninguém deveria mais tomar leite depois que desmama. A indústria de laticínios nos vende que leite faz bem, mas todos sabemos que o número de pessoas com intolerância à lactose é enorme, pois este alimento não foi feito para nós.

Pensando na Educação do Corpo, primeiro pilar da Liderança Educadora, trouxemos uma receita de bolo de chocolate sem leite e ovos para você. Depois me conta se ficou bom...

Ingredientes:
• 2 xícaras de farinha de trigo;
• 1 xícara de açúcar;
 1 xícara de água;
• 1/4 xícara de óleo;
 2 colheres de cacau em pó;
• 1 colher de fermento.
  
Ligue o forno no mínimo. Numa bacia, misture os ingredientes secos e depois o óleo, aos poucos a água (se quiser adicione avelãs, castanhas, uvas passas ou nozes moídas), por último, 1 colher de fermento. A consistência da massa deve estar cremosa de quando voce virar a bacia, a massa acompanha o movimento, ou seja, massa nem muito consistente nem liquida demais (senão sola o bolo). Se estiver pesada pode adicionar mais água, bem aos poucos. Asse até sentir cheirinho de coisa boa!

Cobertura:
• 1 xícara de açúcar
• 1 xícara de extrato de soja
• 1 xícara de água
• 2 colheres de cacau em pó 
• opcionais: 2 gotinhas de essência de baunilha, 1 colher de margarina vegana.
  
Bata os ingredientes no liquidificador por 2 minutinhos, vai virar leite condensado. Leve ao fogo baixo mexendo sem parar até ficar cremoso.

A receita foi extraída do site veganismo.org.br

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Novas metodologias para o ensino de adultos


Um dos grandes desafios dos educadores de adultos é saber que metodologia usar para não ensiná-los como se fossem crianças.

A maioria das universidades e escolas de negócio ainda insistem em utilizar o método expositivo de ensino, no qual o aluno recebe toneladas de conhecimento e não consegue encontrar utilidade prática naquilo.

Pensando em como ensinar adultos de forma eficaz, o INFI promoverá no dia 17/6/2015 um encontro com especialistas, que tratarão das novas metodologias para ensinar os "grandinhos".

Serão abordados metodologias inovadoras como:

- Transdisciplinaridade;
- Design Thinking;
- Gamification;
- Problem Based Learning;
- Educomunicação;
- Neurociências e Educação Corporativa, entre outros.

Você é educador de adultos? Então, não perca!

Para maiores informações: infi.com.br


domingo, 5 de abril de 2015

Desmotivação, como combatê-la?


As pessoas que começaram a trabalhar há algumas décadas percebem que algo mudou no ambiente das organizações.
Trabalhar na empresa A, na multinacional B ou na corporação C, que era a aspiração do pessoal mais antigo, parece que agora não brilha mais os olhos nos jovens profissionais e não surge no topo do ranking das metas das pessoas.
O que mudou? As pessoas ou as organizações? Arriscaria dizer que o trabalho possui outro significado para os indivíduos, enquanto as organizações ainda vivem das velhas fórmulas de uma época onde as pessoas não tinham outras alternativas a não ser ter seu nome em um dos cartões da famosa "chapeira".
Hoje as pessoas possuem alternativas diferentes e possuem mais informação. Suas redes sociais transmitem os fatos instantaneamente e abrem novas possibilidades. Por que os jovens deveriam "vestir a camisa" se as organizações não os entendem e ainda insistem em focar apenas nos resultados financeiros de curto prazo?
Parece que os jovens querem aproveitar sua vida, com seus amigos e o trabalho não é mais o centro da sua existência. Empresas gastam milhões nos seus programas de trainee e descobrem que em pouco tempo, os talentos que custou muito pra recrutar, irão escapar por suas mãos sem que muito possa ser feito.
Contratar pessoas humildes para a base da pirâmide também carece agora de efetividade, pois os jovens podem ser de baixa renda, mas são informados e conectados. Também querem mais do que um contracheque e benefícios.
O que acontece com o Pato e o Ganso acredito que ilustra bem a atual situação. Altos salários não irão faze-los jogar bola. Os clubes são um dos maiores exemplos de organizações arcaicas, autoritárias e pouco profissionais. Querem ter um bom time, mas conhecem pouco da boa administração e não conseguem ativar aquilo que faz as pessoas se mexerem: a meta maior que faz valer a pena expor a canela e tentar o drible.
Gol de qualquer jeito, os jovens profissionais não querem mais.