segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

A beleza oculta da pedra dos dois olhos


A Pedra dos Dois Olhos é um bloco compacto, como o Pão de Açúcar no Rio, com 296 metros de altitude. Pico impressionante, não só pelo aspecto, mas também pela imponência. Em meio a vários morros, ela surge altiva e deslumbrante. A face norte apresenta dois orifícios, que são cavernas perfuradas na rocha ao longo do tempo e que se assemelham a dois olhos que estão a vigiar o lindo litoral da cidade de Vitória, no Espírito Santo.

Conhecida também como Pedra do Leopardo, em razão da sua superfície ser coberta por inúmeras espécies de bromélias, criando a visão de um animal rajado sentado de costas.

Estive recentemente em Vitória e me encantei com seus tesouros e belezas. Cidade pequena, quase provinciana, mas que esconde maravilhas para quem tiver tempo e vontade de descobri-las.  A Pedra dos Dois Olhos representa a beleza oculta de Vitória. Suas curvas e sinuosidade podem ser comparadas a uma linda diva, que ilumina e contagia aos mais incautos ou românticos.

Vitória é um pouco assim. Misteriosa e arredia, mas que encanta os visitantes quando eles conhecem a forma de ser da sua gente. Certamente, ela não é principal cidade turística brasileira. Muitas pessoas nem sabem que o Espírito Santo não pertence ao Nordeste e sim, ao Sudeste.

Tanto se fala da beleza da Garota de Ipanema e do Pão de Açúcar, mas a beleza do estado vizinho ao Rio pode nos surpreender e está disponível apenas para aqueles que sabem ousar e explorar a exótica beleza das terras capixabas.

Quando vou à procura de novas fronteiras, costumo sempre dizer: não sei se vou gostar deles ou se eles vão gostar de mim. Este é o risco, mas o prêmio pode ser magnífico, como alguns dias inesquecíveis ou até mesmo algo mais duradouro.


E você? Já se aventurou por novas terras, a procura do belo, do inusitado? Ou até mesmo, a procura de um novo sentido na sua vida? Posso afirmar que o desconhecido dá frio na barriga, mas nossas descobertas quase sempre são encantadoras. Vamos nos aventurar?



quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Justiça proíbe a propaganda de cerveja e vinho na TV


Caros amigos do blog Liderança Educadora, parece que finalmente nossas crianças irão ser menos expostas às propagandas de bebida alcoólicas na TV. As cervejarias, maiores anunciantes da mídia brasileira, terão que se adequar as novas medidas.

Não apenas as crianças, mas os adolescentes e jovens são bombardeados diariamente com propagandas de cerveja. Filmes muito bem elaborados pelos publicitários de plantão mostram lindas mulheres (que não consomem as bebidas que divulgam) ligando a juventude e saúde ao consumo de cerveja. Uma grande estupidez.

Sou professor universitário e percebo que há mais alunos nos botecos ao lado das universidades do que dentro das salas de aula. Não é um discurso moralista, mas os meios de comunicação precisam se reinventar e descobrir formas de sobreviver sem anunciantes de bebidas e demais alimentos sem vem criando um exército de pessoas obesas e desnutridas ao mesmo tempo.

Uma decisão da 4ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) restringiu a publicidade de bebidas com teor alcoólico igual ou superior a 0,5 grau Gay Lussac (GL). Com isso, comerciais de cerveja e vinho, por exemplo, só poderão ser veiculados em emissoras de rádio e televisão entre as 21h e às 6h. A veiculação até às 23h só pode ser feita no intervalo de programas não recomendados para menores de 18 anos.

A decisão vale para todo o país e dá prazo de 180 dias para a alteração de contratos comerciais de publicidade de bebidas alcoólicas, sob pena de multa diária de R$ 50 mil, em caso de descumprimento.

Mais uma batalha vencida na guerra que visa deixar de expor nossas crianças e jovens a produtos nocivos a sua saúde e ao seu desenvolvimento como cidadãos.



segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Os animais vão para o céu? O Papa Francisco diz que sim.


Ao consolar um menino cujo cachorro havia morrido, o papa Francisco surpreendeu mais uma vez: "Um dia, nós veremos nossos animais novamente na eternidade de Cristo. O Paraíso está aberto a todas as criaturas de Deus."

Há algum tempo, a Universidade de Harvard já havia comprovado que os animais possuíam consciência e agora o Santo Padre afirma que eles também possuem alma.

Isto poderia mudar radicalmente a forma como tratamos os animais. Muitos cães e gatos são maltratados diariamente e outros animais são confinados em abatedouros para um processo de extermínio em massa que também ocorre todos os dias.

Segundo o padre jesuíta James Martin, "toda criação é sagrada e o paraíso está aberto a todas as criaturas". Apesar disso, o negócio de criação e abate de animais deixa alguns poucos brasileiros bilionários com o uso de financiamento público. O Estado tem o direito de financiar a morte de criaturas que possuem alma e consciência?

Sei que muitos acham um exagero, mas a situação que vivemos em relação ao extermínio de animais, eliminação de espécies e abate maciço de seres vivos somente teve um precedente na história e ocorreu na Alemanha na primeira metade do século 20.

São Francisco defendia os animais. O Papa Francisco defende os animais. Mas acredito que o mais importante é que eles e outros santos homens defendem o direito a vida para todos os seres.

Se nossos bichamos possuem alma e consciência... E nós?

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Faça o teste e veja seu tipo no Eneagrama

Pessoal, durante algumas semanas, enviei o perfil dos 9 tipos dentro do eneagrama. É importante que ninguém se sinta rotulado, pois não somos um tipo ou outro. Apenas manifestamos mais algumas atitudes, valores, crenças e comportamentos em função da formação da nossa personalidade.

Algumas pessoas tem como fortes, a vontade de agradar do 2 e do 9, mas os motivos que levam os dois tipos a terem este comportamento são diferentes. O 2 quer agradar para ter as pessoas próximas e sentir-se amado. Já o 9, quer agradar para evitar o conflito que colocaria em xeque seu mundo "pacífico" que não o obriga a se posicionar.

Para facilitar sua análise, desenvolvemos a Roda de Valores, onde você poderá testar qual a influência dos 9 tipos na sua vida. Leia o texto equivalente a cada tipo e preencha com o grau de intensidade percebido em você.

Veja que todos nós teremos vários números fortes e outros com pouca participação. A lição de casa é procurarmos suavizar aquilo que é exagerado e investir naquilo que hoje desprezamos. É um trabalho para a vida toda.

Boa análise!


quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

"nossa alimentação", as 4 dimensões da liderança na mesma ferramenta



A FEBRABAN e o Instituto Akatu acabam de lançar o aplicativo "nossa alimentação", como parte da série de quatro aplicativos que buscam trabalhar a educação financeira e a sustentabilidade de forma integrada.

Já foram lançados o "nossa água" e o "nossa energia" e em breve será lançado o "nosso transporte". A ideia é mostrar que ao mudarmos nossos hábitos em busca do consumo consciente podemos ajudar o nosso bolso e o planeta como um todo.

O "nossa alimentação" traz dicas sobre alimentação, nutrição e ajuda você a economizar no supermercado por meio de uma super lista de compras. Também tem um game para você se divertir.

A liderança educadora procura trabalhar a pessoa nas quatro dimensões da educação: corpo, financeira, corporativa e para a vida.

Os aplicativos FEBRABAN/Akatu estão alinhados com os fundamentos da liderança educadora.

Baixe agora o app: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.soundy.nossaalimentacao&hl=pt_BR

Acesse também o nosso portal: liderancaeducadora.eco.br

Boa diversão!

O tipo 9 no eneagrama


O tipo 9 no eneagrama fecha o grupo do instinto, juntamente com os tipos 1 e 8. Este grupo busca estratégias de sobrevivência e no caso do tipo 9, tentará passar a vida sem bater de frente, minimizando sua perda de energia e desgaste.

É um conciliador por natureza e adora ficar divagando e sonhando acordado, pois é uma forma de se proteger no mundo das ideias e dos projetos, que muitas vezes não serão implementados.

Muitas vezes, o 9 procurou ficar invisível em sua vida, pois assim não traria mais problemas para a sua família e seu grupo social. Dessa forma, sofreu calado sem botar a "boca no trombone".

Ele é o pacificador por natureza, mas internamente, tenta acalmar sua mente inquieta e preocupada com o mundo. Transformar a realidade para que as pessoas vivam melhor é uma das suas principais metas.

Dica para você, tipo 9: Não fuja do conflito e muitas vezes, do confronto, por mais duro que possa parecer. Invista na sua carreira de mediador, mas quando for necessário, coloque a sua opinião, mesmo que isso possa ser desgastante.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Rogério Ceni, um líder que não deixa a fila andar


O pior erro de um líder é se sentir imprescindível. Ninguém o é.

Quando acreditamos na nossa onipotência, acabamos por esquecer o interesse da organização, da equipe e dos demais parceiros.

Este é o perfil de Rogério Ceni. Ele sofre daquele mal que acomete muitos outros líderes: a dificuldade de virar a página e de abrir caminho para os outros brilharem. Tudo e todos tem seu tempo e precisamos saber quando mudar nossa forma e local de atuação.

Rogério, sem dúvida alguma, contribuiria muito mais para o SPFC e para o futebol se assumisse um novo papel, de educador, coordenador e dirigente. O mundo precisa de dirigentes competentes e isso, o Rogério sem dúvida é.

Mas Rogério não quer abrir mão dos holofotes. Não consegue abrir caminho para uma nova e mais qualificada safra de goleiros que o futebol tanto precisa. Em vez disso, prefere ir para uma nova Libertadores da América sem o melhor condicionamento físico, reflexos e condições técnicas.

Mesmo que o seu time ganhe o torneio, o que ele terá provado? Que ainda possui qualidades como goleiro? E daí?

Os líderes educadores abrem caminho para outras pessoas brilharem na equipe. Não é "fominha". Isso é um problema em muitas organizações e é uma das causas das coisas ficarem emperradas por todos os lados. Muito interesse particular e pouco compromisso com a evolução do todo.

Evolução é fluxo, mudança. Para que as coisas possam acontecer e a fila andar.

Rogério, entenda que uma nova posição não significa menor dignidade. Pelo contrário, isso somente pode significar maior sabedoria.

E pare de bater pênaltis. É ridículo um time não ter um jogador de linha que possa bater um pênalti com precisão.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Só pega DP quem faz facul, mano!



Estava na lanchonete da faculdade onde dou aula e fiquei prestando atenção ao papo de um grupo de alunos da mesa ao lado (adoro fazer isso... Rsrs). 

Eles estavam discutindo sobre provas, avaliação, etc, quando um deles falou: "Só pega DP quem cursa faculdade, mano". Realmente ele está certo. Isso me fez refletir sobre o processo de a aliação do ensino formal. Muito conteúdo, pouca prática e depois vem a prova, onde não se sabe o que realmente está sendo a avaliado. Se não passar, pega DP. 

Muitas escolas estimulam a DP, porém, quanto mais competitivo for o mercado da escola, menos DP os alunos vão pegar, pois existe uma pressão dos alunos sobre os professores, com conivência das instituições. 

Quando o aluno vira cliente, o professor terá sua vida complicada...

Talvez uma solução seria mudar o sistema de avaliação e transformá-lo em projetos aplicativos em vez das tradicionais sabatinas. Este é somente um ponto de reflexão sobre nosso sistema de ensino.

Ah... Outro ponto importante é que ao pegar DP, a mensalidade fica mais cara.... Então, quem não conseguir provar sua sapiência terá dupla penalidade. Uma no histórico escolar e outra no bolso.... Coitados dos pais....

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

10 competências para turbinar sua carreira



Listamos abaixo as 10 competências que podem fazer você crescer mais rapidamente em sua carreira. Algumas podem parecer óbvias mas são poucos aqueles que as praticam efetivamente. Esperemos ajuda-lo em sua trajetória.

1. Foco na eficiência operacional. Isto significa o famoso "fazer mais com menos". É fácil atingir resultados quando você tem um budget enorme, mas encontramos os verdadeiros talentos quando a situação exige  "nó em pingo d'água".

2. Capacidade de geração de negócios. Todos podem gerar negócios e trazer receita para a organização. O faro para descobrir oportunidades é um talento raro e importante, que todos buscam incessantemente.

3. Habilidade quantitativa. Não adianta ter boas ideias se você não consegue quantifica-las. É importante dominar as ferramentas estatísticas para testar hipóteses e medir resultados.

4. Domínio de pesquisas de mercado. Antes de implantar qualquer projeto, é fundamental ir a campo e entender as expectativas do seu público.

5. Espírito de dono. Você pode ser um assalariado CLT, mas deve pensar como dono do negócio. Lembre-se que se sua empresa crescer, você tem tudo para ir junto com ela.

6. Ser um educador. Uma das competências mais importantes é ajudar no desenvolvimento do outros. Qualquer um pode fazer isso. Basta disposição, curiosidade e vontade de ajudar. Ao educar, quem mais aprende somos nós.

7. Gerir o conhecimento. Conseguir trabalhar, disseminar e gerar resultados com o conhecimento é algo raro e precioso. Nunca represe o conhecimento com você. Isto não irá torna-lo mais valioso, pelo contrário.

8. Habilidade política. Este é o principal motivo das demissões. Não basta ser um bom especialista. É preciso ser agregador e fomentar um clima saudável na equipe. Ninguém aguenta o famoso ou famosa "Sr. ou Sra. Encrenca"!

9. Trabalhar em rede. Não fazemos nada sozinhos. É importante criar uma rede de parceiros que o ajudem nos seus objetivos.

10. Questionar o presente em prol do futuro. Se sua organização possui práticas e produtos ruins para os clientes e para o futuro do planeta, não tenha receio em questioná-las. Talvez o diretor comercial fique seu inimigo a princípio, mas se você conseguir usar as outras nove competências, conseguirá mostrar que apostar no futuro e em uma postura empresarial responsável e sustentável é o que fará com que as organizações sobrevivam.

Esperamos que estas dicas sejam úteis. São fruto de décadas de aprendizado, tombos e pessoas inesquecíveis. Bom trabalho!

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

O tipo 8 no eneagrama



O tipo 8 no eneagrama pertence ao grupo do instinto, juntamente com os tipos 1 e 9. As pessoas com este perfil marcam sua presença por onde passam. São pessoas assertivas e líderes natos.

Sua ligação ao instinto está no fato de buscarem sua sobrevivência psíquica tentando controlar o ambiente. Criarão em sua mente a noção que existem apenas dois tipos de pessoas: aquelas que são suas aliadas e as outras que são suas inimigas. Logo, o tipo 8 tende a ser passional.

Buscam mostrar que são fortes e que nada pode atingi-los. Por isso, o apelido de "A Rocha". Não toleram a falsidade e a injustiça, logo existem para resolver os problemas do mundo.

A dica para o 8 é trabalhar a confiança e não ter medo de mostrar suas fragilidades. Canalizar sua energia para trabalhos voluntários pode ser uma ótima forma de colocarem sua capacidade de liderança e justiça a serviço de uma causa maior.

Você tipo 8, já pensou em se tornar um terapeuta ou coach? Conheço muitos que se deram bem com estas atividades.