quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Quem paga a vista deveria ter desconto?


O Governo acabou de editar Medida Provisória autorizando que o comércio cobre preços diferentes para venda em dinheiro ou cartão em uma tentativa de aumentar a concorrência entre os meios de pagamento e impulsionar a economia.

Você é favorável a isso?

Para tentar responder, vamos utilizar o conceito de juros. Os juros representam o preço do tempo. Então se antecipo o consumo, pago juros, mas se retardo o mesmo consumo, recebo juros por isso.

A compra em dinheiro ou cartão de débito é uma transação a vista por natureza. Logo, pensando de forma educativa, é importante que o preço a vista seja menor do que o parcelado em 10 vezes, por exemplo.

Assim, o consumidor consegue entender que pode valer a pena poupar e comprar a vista, em vez de pagar mais caro por uma compra parcelada.

Vejo com bons olhos esta medida, que deverá auxilar as pessoas a entender o papel e poder da poupança e os reflexos do uso do crédito.

Além disso, não existem compras parceladas sem juros. Eles estão embutidos nas prestações. Quanto mais os juros forem destacados e cobrados corretamente do consumidor, mais deverão cair para o crédito rotativo, que hoje estão num patamar inimaginável para uma economia desenvolvida.

Então, peça desconto se for pagar em dinheiro ou débito!

Ontem mesmo comprei um notebook e ao pagar a vista, consegui 10% de desconto!

Boas compras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário