domingo, 3 de setembro de 2017

O curto caminho longo


"Certa vez uma criança arrebatou o melhor de mim. Eu viajava e me encontrava diante de uma encruzilhada. Vi então um menino e lhe perguntei qual seria o caminho para cidade. Ele respondeu: 'Este é o caminho curto e longo e este, o longo e curto.' Tomei o curto e longo e logo deparei com obstáculos intransponíveis de jardins e pomares. Ao retornar,  reclamei: 'Meu filho, você não me disse que este caminho era curto?' O menino então respondeu: 'Porém lhe disse também que era longo!'" - A Alma Imoral - Nilton Bonder.

Teimamos em sempre procurar o caminho curto, porque pensamos que trilhá-lo será mais simples, o que normalmente não acontece.

O caminho curto é nossa tentativa de ficarmos confortáveis e mudarmos ao mesmo tempo. Isso não costuma dar certo porque deixamos de lado a reforma dos alicerces mofados que supostamente seguram nosso esqueleto.

Empresas que tentam se reinventar e escolhem o caminho curto, acabarão por descobrir que os males que as afligem não serão extirpados. Campanhas milionárias de "endo" e "exo" marketing acabam apenas por mascarar aquilo que precisa ficar em evidência: os produtos que não são bons, as relações que não são fecundas e as escolhas que não são sábias.

Reinos que percorrem apenas caminhos curtos acabam por entregar pacotes conservadores de mudanças, por mais que a corte faça alarde de forma alvissareira.

Pessoas que decidem buscar seu propósito e escolhem o caminho curto, irão se deparar com atitudes rasas, como trocas que acabam não trocando nada, novos comportamentos que não deixarão espaço para o verdadeiramente novo, belo e prazeiroso.

Como diz Nilton Bonder, a coragem está em ouvir o menino das encruzilhadas. Ele é a nossa Alma.

Assumir nossa Alma é aceitar sua imoralidade, pois ela irá decepar as cabeças da Tradição e do Equilíbrio. Sem isso, nada de novo poderá florescer.

Nossa alma trairá nossas verdades porque será regida pelos princípios da alegria e inocência do menino, que entende ser óbvio escolher o caminho longo e curto, pois não encara com medo e desconfiança os primeiros barrancos que tentarão lhe derrubar. Para ele isso é divertido. E a Paz é algo que vem de longe.

Um comentário: