sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Vocação e a escolha do nosso ofício


Para escolhermos nossa profissão é fundamental termos clara nossa Missão Superior e sabermos nossa vocação. Sobre a Missão superior, não trataremos agora, mas queremos falar um pouco sobre nossa vocação.

Vocação, vem do latim, "vocare", que significa "chamar". Logo, vocação é um chamado que recebemos.

Para sabermos qual é nossa vocação, precisamos responder a três perguntas:

1. O que gostamos de fazer?

Significa aquilo que não fazemos por obrigação e podemos aceitar fazer sem ganhar nenhuma recompensa financeira. O trabalho voluntário está ligado a esta definição. Gostamos de fazer algo que nos motiva e que exerce em nós um grande atração.

Quando uma pessoa está fazendo algo que gosta, aos poucos surgem outras pessoas para ajudá-la na empreitada. É como se fosse criada uma rede irresistível de apoio de pessoas com a mesma afinidade que nós.

2. O que queremos fazer?

Isto tem a ver com um dever que fala mais alto dentro da gente. Muitas vezes, fazer algo pode não trazer uma satisfação imediata, mas podemos ter um motivador ligado aos nossos valores essenciais. Podemos querer arrumar coisas erradas, mesmo tendo barreiras difíceis e muitos obstáculos.

Normalmente, queremos fazer algo que representa uma causa para nós. Nossa bandeira para a vida!

3. O que fazemos bem?

Representa aquilo que fazemos sem esforço algum. Como se fosse um "presente" que recebemos do Universo. O Neymar certamente não precisou treinar infinitas horas para ter o seu talento para o futebol.

Existem muitas coisas que fazemos bem, mas muitas delas são esquecidas pelo caminho ou até mesmo, nunca são desenvolvidas. Uma pessoa com grande talento para a música, mas que nunca teve acesso a aulas ou a instrumentos musicais, provavelmente ficará com esta capacidade adormecida.


Nosso blog sugere que você reflita sobre estas três perguntas para escolher seu caminho profissional ou mesmo sua atividade voluntária e jamais, jamais mesmo, escolha algo apenas pelo dinheiro que ele poderá lhe trazer. Isso significa vender a alma e a recompensa certamente não é vantajosa.

Até...

Fonte: Isasa, Michel Echenique - A Vocação Nossa de Cada Dia - Belo Horizonte: Nova Acrópole, 2010.


Nenhum comentário:

Postar um comentário