sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Devo ter um carro ou andar de Uber?


Ter um carro sempre foi uma meta para os jovens com mais de dezoito anos e era quase como ritual de passagem da adolescência para a vida adulta.

Com o crescimento urbano, engarrafamentos, custos elevados para comprar e manter um carro e o advento dos aplicativos como o Uber, as pessoas começam a se perguntar se ainda vale a pena ter um carro.

Recentemente, vendi meu carro e comprar outro parecia uma decisão óbvia. Mas, ao fazer contas e comparar com outras alternativas, descobri que ter outro carro não era mais a única opção que tinha.

Fiz uma planilha comparativa onde analiso as duas possibilidades: comprar um carro ou andar de Uber. Moro perto do trabalho e rodo apenas 10 quilômetros ao dia.

Na primeira opção, comprar um carro, estimei um veículo no valor de 70 mil reais. Ao final de um ano, o saldo do valor que investi será de 56 mil, ou seja 20% de depreciação. E irei gastar durante o ano, quase 18 mil com impostos, seguro, combustível, estacionamento, manutenção, etc.

Na segunda opção, pegar os mesmos 70 mil e em vez de comprar um carro, andar de Uber, terá como resultado um saldo do valor que investi de 79 mil, pois deixarei o dinheiro aplicado. Logo, estarei trocando uma perda de 20% por um ganho de mais de 12%. Além disso, o gasto como Uber durante o ano será de cerca de 11 mil reais.

Logo, no meu caso, não vale a pena ter um carro!

Veja o resumo:

Comprar um carro: capital final de 56 mil e gasto anual de 18 mil.

Andar de Uber: capital final de 79 mil e gasto anual de 11 mil.

Para pessoas que rodam mais para ir ao trabalho, a equação muda e pode ficar mais caro andar de Uber. Mas existem outras opções, como carona compartilhada, Uber Pool, que podem deixar a ida ao trabalho mais acessível.

Obviamente, ter um carro na garagem gera bem-estar e muitas pessoas ainda se sentem mais prestigiadas ao dirigir um moderno e sofisticado veículo de quatro rodas. Contudo, pensando racionalmente e tendo uma visão de sustentabilidade, a Era do Automóvel começa a ser questionada.

Certamente, a decisão caberá a cada pessoa.

Baixe a planilha que fiz e faça a comparação se no seu caso, é melhor ter um carro ou andar de Uber. A planilha possui dados variáveis e você poderá simular vários cenários.

Boa escolha!

https://www.sendspace.com/file/ewh2ek




Um comentário: