quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Margarete e a Terra Média



Margarete mora bem longe do trabalho. Sua casa é tão longe que fica perto da Terra Média. Lá mesmo, onde moram os orcs, elfos, anões e hobbits... Mas ela não desiste, quase não falta e somente chega atrasada quando tem greve de ônibus, caminhão tombado na Marginal ou manifestação de algum grupo descontente.

Margarete é assistente administrativa na sua empresa. Às cinco e meia da manhã ela já está dentro da primeira condução que vai leva-la ao centro da cidade. Ela gosta de ir trabalhar ouvindo música no seu smartphone, aliás, melhor do que o meu. Acho que isso pode ser explicado pelo fato do celular com internet ter dado algum alívio para as 5 horas que ela irá passar em trens, metrôs e ônibus.

E ela não usa o celular apenas para ouvir música... Enquanto vai mudando de uma condução para outra ela dispara mensagens do “zap” para sua rede de relacionamento. Vão fotos da última balada com as amigas, vêm fotos do irmão de Clara, sua melhor amiga, que vive tentando empurrar o menino para Meg, como ela é carinhosamente chamada pelos amigos.

Meg gostaria de estudar, mas até hoje não conseguiu escolher um curso que gostasse e que pudesse pagar. Ah... Agora tem aqueles cursos a distância com mensalidades bem baratinhas, uns 150 reais por mês e se você tiver força de vontade, conseguirá assimilar alguns conceitos importantes, “tipo assim”, quais são os 4 Ps do marketing e os subsistemas de RH, caso você escolha um daqueles cursos tecnólogos.

Mas Meg até hoje não conseguiu descobrir o que os 4 Ps ou os subsistemas de RH irão fazer para melhorar a sua vida. Então, o sonhado curso universitário fica mais pra frente...

Quando Margarete finalmente chega ao escritório, está na hora do café da manhã. Pãozinho pra cá, bolinho pra lá e as pessoas começam a se confraternizar todas as manhãs. O assunto é novela, futebol, BBB, e o papo é colocado em dia.

Então, finalmente ela começa a trabalhar. Ela tem muita planilha pra preencher para depois rodar uma macro que vai sair calculando tudo automaticamente, “Santo Bill Gates”. Mas o “zap” continua gritando por usa atenção. Muita foto indo e vindo, além dos últimos “babados” que precisam ser atualizados. O Face também não é poupado. Toda hora chega um vídeo muuuuuito engraçado...

Meg até hoje não conseguiu para de fumar. Eita vício difícil de perder, né? Então ela para duas vezes para fumar antes do almoço. E como não é permitido fumar em ambiente fechado, ela precisa sair do prédio e aí, desce elevador, sobe elevador e mais algumas oportunidades para algumas mensagens no “zap” e encontrar outros fumantes para continuar o papo que começou no café...

Então é hora do almoço e o processo continua...

A tarde passa rápido. As últimas planilhas são preenchidas, mais algumas saídas para fumar, um lanchinho da tarde e já está quase na hora de ir embora. Certamente as coisas correm mais rapidamente quando a gente se conecta  a diversas mídias, não é? Meg adora trabalhar ouvindo música e jura de pé junto que ela não erra nenhum número nas suas planilhas.

Está na hora de ir embora. Mais algumas horas na condução, muitas mensagens trocadas pelo “zap”, fotos no Face, Instagram, músicas e assim Meg vai pra casa. E ainda vai ter outra jornada esperando por ela. Roupa pra lavar, passar, “janta” pra preparar e lição de casa para fazer junto com seu filho Gabriel de oito anos.

A rotina de Margarete parece ser a mesma de muitas outras pessoas que atuam no mundo do trabalho. Num país onde a meta é aumentar os empregos de carteira assinada, será possível pensarmos em formatos mais flexíveis e inteligentes para a atividade humana?


Ou então... Vem Margarete, vai Margarete, passa mensagem, recebe mensagem, calcula planilha, envia foto, kkkkk, ouve música, recalcula a planilha, toma café, vai mensagem, zzzzzzz, vem mensagem, rsrsrs, almoço, salva a planilha, kkkkk....

Nenhum comentário:

Postar um comentário