Existe um motivo para as empresas valorizarem mais os
executivos Hunter em detrimento dos Farmer. A maioria delas vive mergulhada no
arquétipo do Guerreiro, onde o mercado é visto como uma arena de batalha e os
executivos precisam assumir seu papel de gladiadores intrépidos.
Não há nada de errado em conquistar novos mercados. O
problema é que muitas vezes as empresas estão enxugando gelo. Colocam um monte
de novos clientes pra dentro, gastando rios de dinheiro em propaganda,
marketing direto e digital e não percebem que existe um buraco enorme por onde
perdem os clientes atuais, em função de produtos e serviços ruins, processos
burocráticos e mau atendimento.
Via de regra, enquanto o diretor de vendas é visto como destemido
e desbravador, o diretor de customer care é encarado como o chato, que vive
trazendo problemas e reclamações dos clientes.
E o bônus de cada um também costuma variar bastante, até
porque são poucas as empresas que possuem em suas metas, retenção e satisfação
de clientes, aqueles chatos que vivem reclamando da gente...
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