sexta-feira, 25 de março de 2016

Paixão: segunda armadilha da Liderança Educadora


Lucas já estava trabalhando como Diretor de Publicidade e E-commerce em seu novo emprego há cerca de 60 dias.

Tinha contratado duas novas pessoas para compor a equipe e demitido uma pessoa da equipe que encontrara. Ele sabia que se em 90 dias não conseguisse mostrar resultados efetivos, sua credibilidade poderia ser abalada. Então, estava obstinado para fazer a nova unidade de negócios começar a gerar vendas de seu novo sistema de publicidade, que ajudaria muitas outras empresas e melhorar os seus resultados.

Ele também deveria promover a venda de publicidade entre os clientes da sua empresa, que até aquele momento, tinha nos seus negócios, a venda de sistemas, aplicativos para celular e consultoria em tecnologia.

Lucas iria colocar a empresa definitivamente no mundo online, por meio de serviços de publicidade eletrônica e e-commerce. Se tudo desse certo, ele se tornaria o executivo mais importante da sua empresa e uma vice presidência seria apenas questão de tempo.

Para lançar os novos produtos online que estava projetando desde que chegou, Lucas preparou uma ousada e cara campanha de comunicação com estratégias online e offline.Contratou uma agência de grande prestígio no meio, que desenhou uma campanha complexa e que iria onerar sua jovem unidade de negócios.

Lucas havia caído na segunda armadilha dos líderes, a paixão.

Todos dizem que as pessoas de sucesso são movidas pela paixão. Isso pode ser verdade, mas essa mesma paixão está acostumada a derrubar e encerrar a carreira de muitos jovens brilhantes e ambiciosos.

A paixão muitas vezes cega as pessoas. Ela as torna tão seguras dos seus projetos que não conseguem enxergar os  riscos desnecessários que acabam correndo.

Um dos poucos amigos de Lucas na nova empresa, Orlando, tentou alertá-lo que a campanha que seria lançada era muito arriscada e se não desse os resultados esperados, poderia enterrar sua nova unidade de negócios,

Mas Lucas não ouviu. "Esse mundo está cheio de perdedores e pessimistas", pensou Lucas. Nada poderia detê-lo. "Grandes sonhos exigem grandes esforços", dizia ele a si mesmo,

E Lucas lançou sua campanha...

Relembrando mais um trecho do Bhagavad Gita...

Perguntou Arjuna a Krishna: "Dizei-me, Senhor, que força e essa que, muitas vezes, obriga o homem a praticar o mal, até contra sua própria vontade?"

Respondeu seu Mestre: "Essa tentação, ó Príncipe, é a essência dos desejos que o homem em si acumulou. Ela é seu maior inimigo e se chama Paixão. Como a fumaça envolve a chama;  a ferrugem, o metal; o útero, a criança; assim o mundo é envolvido por este inimigo."


Nenhum comentário:

Postar um comentário