sábado, 2 de abril de 2016

Ilusão: terceira armadilha da liderança educadora


Pouco antes das 6 horas da manhã, Lucas já estava na academia que frequentava com assiduidade. Para ele levantar cedo não era problema, porque quase não dormia. Ficava rolando horas e horas de um lado para o outro na cama, até que levantava e resolvia assistir um episódio de House of Cards no Netflix.

Para ele, assistir as armações de Frank e Claire era uma forma de se convencer que na vida real as coisas eram mesmo assim, maquiavélicas e dissimuladas.

A campanha que lançou não gerava ativação de vendas nem brand awareness, apesar das apresentações extasiantes do head da conta da agência que contratou. Lucas se lembra que consultou pouca gente na sua empresa para aprovar a campanha. Na prática, ele apenas validou o projeto com seu CEO.

Como ele poderia perguntar algo para pessoas que representavam o passado? As unidades de sistemas, aplicativos e consultoria iam bem, apesar das vendas andarem de lado durante todo o ano. Mas a empresa ia bem. Será que Lucas falhou ao não envolver os heads das outras unidades de negócio?

O mais irônico é que a esposa de Lucas, Patrícia, tinha feito essa pergunta a ele, o que o contrariou, de certa forma.

Lucas venceu a Inércia por meio de um comportamento apaixonado. A Paixão o levou à Ilusão, também chamada de Quimera, aquele ser mitológico com cabeça de leão, corpo de cabra e cauda de serpente.

A Ilusão tem muitas facetas. Ilusão de nos considerarmos autossuficientes. Ilusão de achar que as coisas se resolverão sozinhas. Ilusão por não enxergarmos o mundo real a nossa volta. Aquele mundo cheio de gente simples, que fica horas na condução ao trabalho. Pessoas que vendem o chamado "ticket refeição" para ajudar na renda mensal e trazem marmita pra comerem no escritório.

Lucas era jovem, tinha excelente formação, com MBA nos Estados Unidos. Foi contratado a peso de ouro para inovar a empresa e transformá-la. Como ele poderia consultar aquelas pessoas que viviam acomodadas em seus resultados levemente decadentes?

O fato é que a campanha era muito ruim. E também muito cara. Lucas já estava há 60 dias no comando da nova unidade de publicidade online e e-commerce. Lembrava que tinha apenas mais um mês para começar a ser visto de foma desconfiada pelo CEO e pelo Conselho de Administração se não trouxesse algum resultado efetivo.

Se Lucas tivesse envolvido mais gente na sua empresa...

Para completar, Patrícia estava grávida de sete meses. Continuava sua vida de executiva no setor financeiro, mas a vida do casal ia cada vez pior. Distanciamento... Poucos momentos juntos...

Depois de quase uma hora de exercícios, ao tentar subir na barra, Lucas sentiu uma dor horrível no ombro. Quando as coisas não funcionam em harmonia, alguma parte irá sentir e o corpo irá reclamar. Isso é o que chamamos de Ilusão, a sensação de que trabalhando de forma desgovernada,chegaremos a algum lugar de bem aventurança.

Resgatando mais um trecho do Bhagavad Gita, Krishna, Deus Vivo e mentor do príncipe guerreiro Arjuna, fala sobre a importância da Verdade e da Ação Consciente:

"Não há no mundo outro agente de purificação melhor do que a Verdade. Quem a conhece e a ela se dedica, será purificado das manchas da personalidade e achará seu Eu Real.  Levanta-se, pois, eu tem poder, ó príncipe, empunha e espada refulgente da Verdade e corta todos os vínculos das dúvidas e ilusões que prendem teu coração e a tua mente."



Nenhum comentário:

Postar um comentário