domingo, 20 de março de 2016

Inércia: primeira armadilha da Liderança Educadora


Lucas foi contratado para liderar uma equipe de criação e vendas de conteúdos publicitários em uma empresa de tecnologia da informação. O departamento é novo e foi criado como uma alternativa para trazer novas receitas em um ano de crise econômica. Alguém já viu algo parecido?

A contratação de Lucas foi cercada de muita expectativa dentro da empresa. Um novo profissional, contratado para liderar um novo negócio... Tinha tudo pra dar errado, não é mesmo?

Lucas foi recebido com certa apatia e desdém. "Pra que contratar um cara de fora se temos tanta gente boa aqui na empresa?", era a frase que não saia da cabeça dos outros diretores.

Era muito comum Lucas ir almoçar sozinho e ouvia as pessoas sussurando quando ele passava pelo corredor. A noite, Lucas comentava com sua esposa, Patrícia, sobre as dificuldades que estava enfrentando e que as vezes dava vontade de desistir ou então, de se comportar como as outras pessoas e assim ser aceito no grupo.

Este é o primeiro grande trabalho da Liderança Educadora, aquelas pessoas que vencem pela persistência e pelo exemplo, superar a Inércia.

É mais cômodo deixar tudo como está. Afinal, para que mudar aquilo que já está consolidado por tanto tempo? Mudar processos, demitir pessoas, incomodar outras, pra que?

Pode-se comparar o dilema de Lucas com o de Arjuna, personagem mitológico do Bhagavad Gita, texto milenar que trata da luta do guerreiro que precisa decidir como se comportar na batalha dos kuravas contra os pandavas para o domínio da cidade de Hastinapura. Ele vacila em lutar contra o exército inimigo, pois lá existem vários de seus amigos e parentes. Pra que lutar? Vamos tentar uma saída pacífica, fala Arjuna para Krishna...

Arjuna, na verdade, terá que combater não apenas pessoas queridas, mas suas velhas sombras, que o acompanharam por toda vida: o medo de falhar, de não ser aceito e querido, a ilusão que as coisas podem se resolver sozinhas...

Lucas está na mesma situação. Foi contratado na expectativa que traria novos ares para uma empresa estagnada, cheia de feudos e falta de produtividade.

Krishna fala a Arjuna: "Lute, ataque os pontos frágeis rapidamente e tome uma posição onde possa ter a visão do todo". Assim deve fazer Lucas, diagnosticar rapidamente os gargalos, os pontos que estrangulam a empresa, formar uma equipe vencedora e mostrar resultados em no máximo 90 dias,

Aqueles líderes que demoram mais de 90 dias para mostrar resultados efetivos possivelmente irão fracassar, pois a Inércia é uma inimiga perigosa e silenciosa.

Vencer a Inércia, este é o primeiro trabalho de Lucas, uma Liderança Educadora.

"Agora é preciso que Arjuna levante seu pesado arco e comece a disparar flechas para que entre em ação. É necessário o resplendor de sua vontade para que comece a eterna batalha do Homem, de cada um e de toda a Humanidade em seu conjunto."

Nenhum comentário:

Postar um comentário