quinta-feira, 12 de maio de 2016

Mestre, o segundo caminho da Liderança Educadora


Depois de algumas tentativas, Lucas havia conseguido conversar com Patrícia ao telefone. Ela estava bem, mas ainda magoada com ele. Foi uma conversa curta e sem muita animação por parte dela. Lucas sabia que não tinha o direito de exigir muito mais do que isso. O animal desgovernado... A imagem que sempre vinha à sua mente.

O primeiro teste para sua atitude de Guerreiro seria a reunião que Lucas teria com o Presidente da empresa, senhor Max. Homem de poucas palavras, começou a inquirir o aflito executivo sobre seu plano para dar resultados no curto prazo, dilema da maioria dos executivos, principalmente em tempos de crise.

Lucas procurou se posicionar de forma aberta e direta. Disse que abandonaria a campanha publicitária mal elaborada e usaria a força de vendas da empresa para buscar transformar promessas em resultados. Iria também propor parceria com as outras diretorias (que mudança, não?), pois ele acreditava que existiam oportunidades para cross-selling. Finalmente, Lucas iria focar mais em sua equipe e buscar maior efetividade na disseminação da nova plataforma de e-commerce e advertising.

Max parecia um pouco cético e  não fez muitos comentários. Disse a Lucas que gostaria de falar com ele novamente após trinta dias, que parecia ser o deadline do nosso executivo. Lucas saiu da sala consciente que não poderia falhar e que teria que mostrar resultados em pouco tempo. Curiosamente, o mesmo desafio aguardava o novo governo do país.

Lucas se reuniu com sua equipe e comunicou de forma clara seus objetivos. Ele conseguia sentir o poder do posicionamento, a força da presença e a dimensão da comunicação efetiva. O Guerreiro poderia se manifestar plenamente agora. Tinha ficado claro para o jovem executivo que o poder é uma energia fundamental, mas perigosa. Muitos projetos e carreiras eram enterradas todos os dias pelo mau trato do poder.

Agora, além do poder, Lucas iria assumir seu papel educador. O arquétipo do Mestre também seria decisivo. Angeles Arrien afirma que quando assumimos a postura educadora do Mestre, estamos abertos aos resultados, mas não presos a eles. Isto é, adquirimos sabedoria para confiarmos nas pessoas que são importantes para nós.

A confiança faz brotar no Educador ou Mestre a clareza de propósitos, a objetividade e o discernimento. Lucas deixou sua equipe falar livremente sobre os problemas que estavam encontrando. A resposta unanime era que nem mesmo eles entendiam claramente a mensagem que sua unidade de negócios pretendia passar ao mercado.

Uma  empresa focada em consultoria e sistemas agora iria prover soluções em e-commerce e advertising ao seu público, mas a comunicação acabava denegrindo os atuais produtos, tentando mostrar que a empresa tentava se reinventar. Décadas de respeito e credibilidade eram colocadas ao chão por uma proposta inovadora. A mensagem tinha o efeito contrário, gerava antipatia no mercado e Lucas não havia percebido isso.

O animal desgovernado...

Restava a Lucas começar novamente. Quase do zero. Então ele se lembrou das Quatro Leis do Espírito, encontradas no Caminho Quádruplo:

- Quem quer que esteja presente é a pessoa certa para estar aqui;

- Seja quando for que comecemos, é sempre o momento certo;

- O que acontece é a única coisa que poderia ter acontecido;

- Quando acaba, acaba.

Então, ele teria que arregaçar as mangas e começar novamente, buscando resultados no curto prazo. E iria precisar muito da sua equipe. A estratégia agora seria buscar integrar as novas soluções digitais aos produtos consolidados já existentes na empresa. O Guerreiro Mestre iria buscar a convergência e o engajamento por meio de um posicionamento correto e confiança nas pessoas.

O lado sombra de julgamentos e excesso de controle do jovem executivo,  teria que dar lugar à flexibilidade e à ação objetiva. Poderia dar certo. E os outros atributos do Caminho Quádruplo também deveriam ser usados.

O próximo desafio era conquistar o resto da empresa, a qual tinha sido desprezada por Lucas até agora. A sensação que ele tinha era que um fluxo saudável havia sido iniciado e dessa forma, as coisas começariam a se encaixar.

Coincidência ou não, ao olhar para no seu Whatsapp, Lucas encontrou uma mensagem de Patrícia: 
“Oi...”

Sincronicidade?



Nenhum comentário:

Postar um comentário