terça-feira, 3 de maio de 2016

Guerreiro, o primeiro caminho da Liderança Educadora


Lucas ficou internado por dois dias. Tempo suficiente para pensar no rumo da sua vida, na sua esposa Patrícia e no seu trabalho, que parecia empacado num emaranhado desconexo de ações sem resultado algum.

No tempo em que ficou lá, Lucas conseguiu ler o Caminho Quádruplo. Um livro tocante pela simplicidade e profundidade como discorria sobre o comportamento humano, dividido em quatro arquétipos que poderiam representar quatro fortalezas presentes nas pessoas, tanto na vida pessoal como na profissional.

O primeiro caminho era do Guerreiro. Significa a capacidade do líder usar corretamente o poder. Muitos gestores possuem autoridade e responsabilidade para tocar seus negócios, mas poucos sabem como dominar o poder sem ser dominado por ele.

Para usar corretamente o poder, era preciso que o líder aprendesse a encarar a vida de frente sem precipitação. Um erro comum no mundo executivo é fazer com que a coragem domine a capacidade de agir de forma não precipitada. Como um animal desgovernado, os executivos colocam seus planos em ação e deixam um terreno arrasado após sua passagem.

O Líder no arquétipo do Guerreiro conhece e domina as três formas do poder: presença, comunicação e posicionamento.

O poder da presença significa que o líder consegue dominar as diversas inteligências: física, emocional, mental e espiritual. É muito comum vermos executivos amparados em uma única muleta. Utilizam a energia física e são fracos emocionalmente, ou são capacitados mentalmente, mas não conseguem vivenciar o sentido maior do seu trabalho, que é a forma espiritual de encarar sua atividade.

O poder da comunicação é capacidade de ser habilidoso ao transmitir informações e conhecimento, a fim de obter o engajamento das pessoas. Para tal, é preciso alinhar o conteúdo a ser comunicado com o timing correto e conseguir enxergar o contexto no qual a comunicação deverá ocorrer.

Finalmente, o poder do posicionamento mostra claramente para as outras pessoas aquilo que acreditamos e defendemos, numa atitude de responsabilidade compartilhada pelos resultados. Por mais que na mente do líder as coisas possam estar claras, o mesmo certamente não ocorre com a equipe, pares e clientes. Sem um correto posicionamento não há engajamento e sucesso nas ações planejadas.

Lucas percebeu que precisava aprender a respeitar as pessoas, estabelecer claramente as responsabilidades e os limites da sua equipe e comunicar seus objetivos de forma clara e fortalecedora.

Agir como vítima e sentir-se incompreendido pelos outros significava abrir mão do seu Poder Pessoal e se tornar invisível. Esta é uma atitude comum nos postulantes a líderes, pensar que o mundo externo está errado e não entende sua forma moderna de agir. O erro sempre está no mundo interno do executivo e nunca com o ambiente. Este é o princípio de um posicionamento adequado e efetivo.

Ao sair do hospital, Lucas estava decidido a tentar mudar a situação. Afinal, ele nunca fugiu de situações adversas. Iria trabalhar a forma como utilizava o Poder com sua equipe e demais pessoas.
Conseguir uma presença efetiva era algo que martelava em sua cabeça, após ler o conceito no livro. Ele precisava equilibrar a forma como agia, entendendo que as pessoas são um conjunto formado por emoções, pensamentos e crenças e que tudo deve caminhar junto.

Lucas estava decidido a elaborar uma nova forma de comunicar suas ideias. Aliando conteúdo, timing e contexto. Para tal, era fundamental que mostrasse claramente suas verdadeiras crenças, sem máscaras, agindo com autenticidade.

Ele se sentia animado. Parecia que as coisas começavam a fazer sentido. Nos seus primeiros noventa dias, Lucas havia agido com energia e determinação, mas estava claro para ele que isto apenas não era suficiente. A imagem do animal desgovernado não o deixava esquecer isso.

Agora era pegar um táxi para casa e começar a desenhar os novos rumos da sua estratégia, que agora parecia mais completa. Lucas também iria ligar para Patrícia para saber como ela estava e tentar convence-la a voltar para casa. Seria a primeira prova para sua nova atitude de Guerreiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário