segunda-feira, 3 de novembro de 2014
Como utilizar pesquisas quali e quanti na tomada de decisões
Uma dúvida frequente entre os pesquisadores é a melhor forma de obter resultados confiáveis para a tomada de decisões. Existem duas competências essenciais para a condução de negócios: saber usar estatística e desenhar boas pesquisas de mercado.
Porém, fazer pesquisas exige método e incrivelmente, muitas pesquisas são feitas sem método algum e se transformam apenas em desperdício de dinheiro. Antes de mais nada, é preciso entender a finalidade dos dois tipos principais de pesquisas: quali e quanti.
Pesquisas quali ou qualitativas são excelentes instrumentos exploratórios. Utiliza-se este tipo de pesquisa para o entendimento profundo das causas, comportamentos e tipos de públicos afetados pelo assunto a ser pesquisado. Pesquisas quali não devem ser utilizadas para se buscar a confiança estatística de uma pesquisa, pois não seguem os princípios da teoria de amostragem.
Muitos executivos querem provar estatisticamente resultados obtidos com pesquisas quali. Mas isso jamais será possível, pois elas não foram feitas com este objetivo e sim, são úteis para mostrar possíveis caminhos a serem explorados.
Após o entendimento do problema, obtido pela pesquisa quali, surge a necessidade de esgotar as hipóteses levantadas por meio de uma pesquisa quanti ou quantitativa. Este tipo de pesquisa irá trabalhar grandes volumes de dados, possibilitando o teste das hipóteses e busca de resultados com confiança estatística.
A análise fatorial poderá ser utilizada em conjunto com a pesquisa quanti para segmentar as variáveis levantadas, simplificando a análise. O uso de regressões e equações estruturais podem complementar a análise dos resultados.
Fica a dica. Antes de contratar um instituto de pesquisa, gaste algum tempo planejando a pesquisa que irá fazer e tenha um bom estatístico ao seu lado. Infelizmente, existem poucos estatísticos com visão de negócio atualmente no mercado. Quem possuir um irá guarda-lo a sete chaves.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário