quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Bonita camisa, Fernandinho!

Quando a pessoa tem coragem de inovar e mostrar outras possibilidades, deve ser premiado? Talvez sim, mas na prática, vai depender dos resultados dessa inovação.

Os mais velhos devem se lembrar do Fernandinho, que inovava em suas camisas e recebia elogios do seu chefe. E o restante da equipe imitava seu novo look. Isso acontece conosco todos os dias. Somos o resultado da inovação dos outros. Vale para roupas, cortes de cabelo, carros e estilo de vida.

Os líderes normalmente atuam como o Fernandinho. Criam tendências e ganham seguidores. Nem sempre as inovações criam bons resultados. Muitas vezes são apenas uma moda passageira. O que garante a perenidade da inovação é sua viabilidade financeira/tecnológica e seus impactos para a vida das pessoas.

Não vejo nada mais inovador no momento atual do que produzir com baixa utilização de recursos naturais e preservação do ambiente. Isso não é papo de ambientalistas ecochatos. Nem todos nós temos vocação para sermos Fernandinhos, mas podemos praticar o fato de termos coragem para lançar tendências que não sejam apenas modismo.

Talvez o maior atributo dos Fernandinhos seja questionar os "porquês", para depois mudar os "comos".


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