segunda-feira, 15 de setembro de 2014

FEBRABAN e Instituto Akatu lançam aplicativo para ajudar na economia de água


 
Para ajudar o brasileiro a economizar água neste cenário de seca e ainda aprender a cuidar melhor desse recurso natural por toda a vida, a Federação Brasileira de Bancos – FEBRABAN e o Instituto Akatu lançam o aplicativo inédito “Nossa Água”. O app é gratuito e foi desenvolvido para orientar as pessoas em relação ao consumo consciente da água, além de oferecer calculadora de banho, dicas para um consumo eficiente e game sobre vazamentos. A ferramenta faz parte do programa de educação financeira da entidade, o portal MeuBolsoemDia.com.br, e já está disponível para download no Google Play. 
 
O aplicativo marca o primeiro de uma série de ferramentas sobre consumo consciente que serão lançadas ainda este ano. “Todos nós temos responsabilidade sobre o meio ambiente, seja no descarte incorreto de um lixo como no consumo exagerado da água. Com o app queremos mostrar que a mudança deve começar no dia a dia, com pequenas atitudes sustentáveis e, principalmente, consumo consciente”, ressalta Fábio Moraes, diretor de educação financeira da FEBRABAN.
 
“Aplicativos como o Nossa Água garantem que informações sejam disseminadas de forma lúdica e clara aos consumidores sobre os impactos de suas escolhas de consumo, e por isso têm alto potencial de promover mudanças de comportamento. O problema do consumo excessivo de água – e o impacto negativo que essa prática tem sobre o orçamento individual, o meio ambiente, a sociedade e a economia – pode se transformar em uma oportunidade para tratar das práticas necessárias para se construir estilos mais sustentáveis de vida”, afirma Helio Mattar, diretor-presidente do Instituto Akatu.
 
Além de dicas para a economia de água, o app oferece uma calculadora de banho, que contabiliza em litros o consumo de água conforme o tempo no chuveiro e ainda mostra um ranking do gasto em relação ao banho anterior. Se uma pessoa demora 40 minutos no chuveiro o seu gasto médio pode chegar a 200 litros, enquanto que um banho de 10 minutos gasta 50 litros de água. O app ainda elogia aqueles que economizam e adverte quando o consumo é maior. “Queremos que o usuário perceba que ao reduzir o tempo de banho ele pode colaborar com o meio ambiente e ainda economizar dinheiro na conta de água”, diz Moraes.
 
Outra utilidade do app está no jogo “O Encanador”, em que o usuário deve emendar vazamentos nos canos até que todas as extremidades estejam ligadas para a água fluir livremente pela tubulação. Em cada fase do jogo, o participante recebe uma dica de economia e pode optar por ler mais sobre o assunto e compartilhar nas redes sociais. As dicas são simples e lúdicas, mas a diversão do jogo é mesmo desafiar os amigos para uma atitude sustentável, uma vez que o game tem conexão com redes sociais é possível interagir e competir com os amigos através do ranking de participantes da sua rede de contatos.
 
O aplicativo é simples de usar e já está disponível para download gratuito no Google Play/Play Store. No momento o app está liberado para aparelhos smartphones da versão Android, mas até o fim do ano será possível baixar no iOS e Windows Phone. A ferramenta também oferece dicas de economia de água que podem ser lidas no próprio aplicativo, na web e ainda compartilhadas nas redes socais.
 
Visite o Google Play e baixe o aplicativo:
 
Sobre o Meu Bolso em Dia
Lançado em março de 2010, o portal Meu Bolso em Dia, oferece informações didáticas sobre finanças pessoais para que brasileiros possam tomar decisões conscientes quando relacionadas ao uso do dinheiro, do crédito e de bens financiados. Até março, o portal atingiu a marca dos 11 milhões de acessos. O portal também disponibiliza outras ferramentas para facilitar a vida dos internautas, como o simulador dos sonhos, tabelas para controlar os gastos de acordo com o público (estudantes, donas de casa, famílias e aposentados), enquetes, JIMBO, um software gratuito que organizar as despesas pessoais e familiares; a versão mobile desta ferramenta também está disponível no portal.
 
Sobre o Instituto Akatu
Criado em 15 de março de 2001 (Dia Mundial do Consumidor), o Instituto Akatu é uma organização não governamental sem fins lucrativos que trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para o consumo consciente. As atividades do Instituto estão focadas na mudança de comportamento do consumidor em duas frentes de atuação: Educação e Comunicação, com o desenvolvimento de campanhas, conteúdos, pesquisas, jogos e metodologias. O Akatu defende o ato de consumo consciente como um instrumento fundamental de transformação do mundo, já que qualquer pessoa pode contribuir para a sustentabilidade da vida no planeta: por meio do consumo de recursos naturais, de produtos e de serviços e pela valorização da responsabilidade social das empresas.  
 
FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos
Diretoria de Comunicação
11 3244-9831/9942
Twitter: @febraban
 
Instituto Akatu
Assessoria de imprensa
Andréa Almeida – andrea.almeida@cdn.com.br – (11) 3643-2954
Edgard Carvalho – edgard@cdn.com.br – (11) 3643-2936
Rubem Dario – rubem.dario@cdn.com.br – (11) 3643-2824
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário