terça-feira, 16 de setembro de 2014

Vampiros de energia, você sabe quem são?



Personagens dos filmes de terror, os vampiros são figuras tradicionais da história do cinema e também do inconsciente humano. Alguém que sorrateiramente vai chegando e, de forma sedutora, toma sua vítima nos braços, sugando o que ela tem de mais vital: o sangue. Até aí tudo bem, pois tudo isto é ficção ou lenda. Será?

Abra bem os olhos, pois os vampiros estão mais vivos do que nunca e muitos deles trabalham na sua empresa ou estão no seu cotidiano. Vestem-se normalmente, têm família, plano de carreira, facebook, whatsapp e participam das reuniões de trabalho. A única diferença entre os vampiros do cinema e os das empresas é o seu objeto do desejo: os vampiros modernos brigam por ENERGIA!

Por se alimentarem de um elemento tão sutil, fica mais difícil detectar esses vampiros, embora os efeitos de seus ataques sejam facilmente sentidos por suas vítimas: dores de cabeça, irritação, desequilíbrio emocional, sonolência, falta de iniciativa, queda no desempenho, alterações gástricas.

Embora os vampiros de energia estejam presentes em todos os ambientes, inclusive na família, escola e entre amigos, sua atuação é muito nociva no ambiente de trabalho, uma vez que é lá que passamos boa parte de nossas vidas.

Veja como os vampiros energéticos são criados.

São pessoas com profundo desequilíbrio interno. Sofrem de profunda frustração, baixa autoestima, ressentimentos e muita, muita inveja. Alguns chegam a interferir de forma concreta na vida pessoal de suas vítimas: intrigas, fofocas e competição desleal agravam mais a situação, levando a empresa até a perder bons talentos.

E dá para descobrir os tipos de vampiros? Sim. Conheça os tipos.

A) Vampiro cobrador: cobra sempre, de tudo e todos, seja por telefone, email ou ao vivo. Se você vestir a carapuça e se sentir culpado, estará abrindo as portas para a ação deste vampiro.

B) Vampiro crítico: só sabe criticar. Todas as observações são negativas e destrutivas. Vê a vida somente pelo lado "sombrio".

C) Vampiro adulador: é o famoso "puxa-saco". Adula o ego da vítima, cobrindo-a de lisonjas e elogios falsos, tentando seduzir pela adulação.

D) Vampiro inquiridor: sua língua é uma metralhadora. Dispara perguntas sobre tudo e não dá tempo para que a vítima responda, pois já manda mais uma "rajada" de perguntas. Na verdade ele não quer respostas e sim apenas desestabilizar o equilíbrio mental da vítima, perturbando seu fluxo normal de pensamento.

E) Vampiro "pegajoso": investe contra as portas da sensualidade e sexualidade da vítima. Aproxima-se como se quisesse "lambê-la com os olhos", com as mãos, com a língua. Parece um polvo querendo envolver a pessoa com seus tentáculos. Se você não escapar rápido, ele irá sugar sua energia em qualquer uma das possibilidades:

F) Vampiro "grilo-falante": a porta de entrada que ele quer arrombar é o seu ouvido. Fala durante horas. Enquanto mantém a atenção da vítima ocupada, suga sua energia.

G) Vampiro hipocondríaco: cada dia aparece com uma doença nova. Adora colecionar bula de remédios. Desse jeito, consegue chamar a atenção dos outros, despertando preocupação e cuidados.

Mas, temos como combatê-los? Sim. Com muito bom humor e sem medo. Não permita ser envolvido com o clima criado por eles. Ao sentir os sintomas, corte o processo, mude de assunto e se possível, deixe-o falando sozinho.

Os líderes educadores são mestres em detectar estas criaturas e buscam neutralizar seus ataques. Aprendizagem, trabalho em equipe, boas práticas de gestão e inovação são as melhores armas contra estas criaturas.

Ou então, haja sal grosso!!! rsrs

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário