quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Justiça proíbe a propaganda de cerveja e vinho na TV


Caros amigos do blog Liderança Educadora, parece que finalmente nossas crianças irão ser menos expostas às propagandas de bebida alcoólicas na TV. As cervejarias, maiores anunciantes da mídia brasileira, terão que se adequar as novas medidas.

Não apenas as crianças, mas os adolescentes e jovens são bombardeados diariamente com propagandas de cerveja. Filmes muito bem elaborados pelos publicitários de plantão mostram lindas mulheres (que não consomem as bebidas que divulgam) ligando a juventude e saúde ao consumo de cerveja. Uma grande estupidez.

Sou professor universitário e percebo que há mais alunos nos botecos ao lado das universidades do que dentro das salas de aula. Não é um discurso moralista, mas os meios de comunicação precisam se reinventar e descobrir formas de sobreviver sem anunciantes de bebidas e demais alimentos sem vem criando um exército de pessoas obesas e desnutridas ao mesmo tempo.

Uma decisão da 4ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) restringiu a publicidade de bebidas com teor alcoólico igual ou superior a 0,5 grau Gay Lussac (GL). Com isso, comerciais de cerveja e vinho, por exemplo, só poderão ser veiculados em emissoras de rádio e televisão entre as 21h e às 6h. A veiculação até às 23h só pode ser feita no intervalo de programas não recomendados para menores de 18 anos.

A decisão vale para todo o país e dá prazo de 180 dias para a alteração de contratos comerciais de publicidade de bebidas alcoólicas, sob pena de multa diária de R$ 50 mil, em caso de descumprimento.

Mais uma batalha vencida na guerra que visa deixar de expor nossas crianças e jovens a produtos nocivos a sua saúde e ao seu desenvolvimento como cidadãos.



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