Caros amigos do
blog Liderança Educadora, parece que finalmente nossas crianças irão ser menos
expostas às propagandas de bebida alcoólicas na TV. As cervejarias, maiores
anunciantes da mídia brasileira, terão que se adequar as novas medidas.
Não apenas as
crianças, mas os adolescentes e jovens são bombardeados diariamente com
propagandas de cerveja. Filmes muito bem elaborados pelos publicitários de
plantão mostram lindas mulheres (que não consomem as bebidas que divulgam)
ligando a juventude e saúde ao consumo de cerveja. Uma grande estupidez.
Sou professor
universitário e percebo que há mais alunos nos botecos ao lado das
universidades do que dentro das salas de aula. Não é um discurso moralista, mas
os meios de comunicação precisam se reinventar e descobrir formas de sobreviver
sem anunciantes de bebidas e demais alimentos sem vem criando um exército de
pessoas obesas e desnutridas ao mesmo tempo.
Uma decisão da 4ª
Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) restringiu a publicidade
de bebidas com teor alcoólico igual ou superior a 0,5 grau Gay Lussac (GL). Com
isso, comerciais de cerveja e vinho, por exemplo, só poderão ser veiculados em
emissoras de rádio e televisão entre as 21h e às 6h. A veiculação até às 23h só
pode ser feita no intervalo de programas não recomendados para menores de 18
anos.
A decisão vale
para todo o país e dá prazo de 180 dias para a alteração de contratos
comerciais de publicidade de bebidas alcoólicas, sob pena de multa diária de R$
50 mil, em caso de descumprimento.
Mais uma batalha
vencida na guerra que visa deixar de expor nossas crianças e jovens a produtos
nocivos a sua saúde e ao seu desenvolvimento como cidadãos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário