quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

O tipo 9 no eneagrama


O tipo 9 no eneagrama fecha o grupo do instinto, juntamente com os tipos 1 e 8. Este grupo busca estratégias de sobrevivência e no caso do tipo 9, tentará passar a vida sem bater de frente, minimizando sua perda de energia e desgaste.

É um conciliador por natureza e adora ficar divagando e sonhando acordado, pois é uma forma de se proteger no mundo das ideias e dos projetos, que muitas vezes não serão implementados.

Muitas vezes, o 9 procurou ficar invisível em sua vida, pois assim não traria mais problemas para a sua família e seu grupo social. Dessa forma, sofreu calado sem botar a "boca no trombone".

Ele é o pacificador por natureza, mas internamente, tenta acalmar sua mente inquieta e preocupada com o mundo. Transformar a realidade para que as pessoas vivam melhor é uma das suas principais metas.

Dica para você, tipo 9: Não fuja do conflito e muitas vezes, do confronto, por mais duro que possa parecer. Invista na sua carreira de mediador, mas quando for necessário, coloque a sua opinião, mesmo que isso possa ser desgastante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário