terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Posts mais visitados: 10º lugar: Novo projeto de Bill Gates pretende salvar o mundo

Depois da Microsoft que revolucionou a forma como trabalhamos e nos relacionamos, Bill Gates está engajado agora em um projeto mais ambicioso que pretende salvar o mundo, pois poderá reduzir o aquecimento global e acabar com a fome no mundo.

Trata-se da carne artificial. A ideia pode parecer antiga, pois na gôndola dos supermercados já é possível encontrar produtos vegetais que pretendem substituir a carne, mas a novidade é que agora esta invenção é idêntica à carne e pode ser produzida em larga escala.

A ONU espera que a população mundial cresça dos atuais 7,2 bilhões para 9,6 bilhões até 2050. Além disso, conforme países como a China e a Índia continuam a se desenvolver, as suas populações estão adotando dietas mais ocidentais. Em todo o mundo, a quantidade de carne consumida por pessoa quase dobrou de 1961 a 2007, e a ONU projeta que irá dobrar novamente até 2050.

Cerca de 80% das terras do mundo são usadas para apoiar as indústrias de carnes e aves e muito disto vai para a alimentação animal. Este não é um uso eficiente dos recursos. Por exemplo, cerca de meio quilo de carne cozida, o equivalente a uma refeição em família de hambúrgueres, requer 298 metros quadrados de terreno, 27 quilos de ração e 211 litros de água.
  
O fornecimento de carne não só devora recursos, mas também cria resíduos. Esse mesmo quilo de hambúrguer requer mais de 4.000 BTUs de energia de combustíveis fósseis para chegar à mesa do jantar para alimentar tratores, confinamentos, matadouros e caminhões. Esse processo, juntamente com o metano que as vacas emitem ao longo das suas vidas, chega a contribuir com 51% de todo o gás de efeito de estufa produzido no mundo.






A empresa na qual Gates está investindo recursos chama-se Beyond Meat (“Além da carne”), fundada pelo vegano Ethan Brown, uma empresa que há quatro anos fabrica um substituto da carne de frango feito principalmente de proteínas de soja e ervilha e amaranto. A carne que Brown é bege e pode ser desfiada, da mesma forma da carne tradicional. Porém, é um alimento sem gordura saturada e colesterol, mas rica em proteínas.

Michael Pollan, autor da obra “The Omnivore’s Dilemma” afirma que o alto consumo de carne tradicional se correlaciona com maiores chances do homem contrair certos tipos de câncer, como o do cólon, pelas toxinas que libera em nosso organismo, além de todas as questões ambientais já relatadas. Além disso, os matadouros são lugares brutais onde os animais sofrem desnecessariamente.

 Além de gates outros nomes importante também estão investindo no projeto, são eles: Evan Williams, Biz Stone e Jason Goldman (fundadores do twitter). Os visionários, que mudaram nossa vida digitalmente agora oferecem uma saída alimentar para um planeta que a cada ano precisa encher a barriga de bilhões de pessoas e ao mesmo garantir a continuidade da vida humana em sua superfície.



Nenhum comentário:

Postar um comentário