quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Como ser um idoso educador



Estamos vivendo muito mais do que a geração dos nossos pais e avós e nossos filhos deverão chegar com facilidade aos 100 anos. Tudo isso é resultado dos avanços na medicina, que acabaram com várias doenças responsáveis pela morte dos nossos antepassados.

Viver mais está trazendo mais qualidade de vida aos idosos? Quase sempre, não!

O motivo é que aumentamos o tempo de vida sem preenche-lo com atividades, sonhos e busca espiritual. Ao viver mais, simplesmente, os idosos estão se arrastando pela vida e as famílias não estão preparadas emocional e financeiramente para acolhe-los.

Uma vida longa deveria ter alguns fundamentos importantes para que tenha qualidade. O blog liderança educadora listou os principais:

1. Envelhecer o corpo saudavelmente. Isto é, o corpo é a morada da nossa Alma, então não pode ser tratado como uma lata de lixo. Uma alimentação balanceada, se possível vegetariana, pode trazer bem-estar à nossa vida. Meditação e exercícios complementam aquilo que chamamos de "educação do corpo".

2. Envelhecer com saúde financeira. Um idoso deve evitar ao máximo se tornar um peso para a família. Até porque, atualmente, a maioria das pessoas está endividada e não consegue pagar nem as suas próprias contas. Um idoso terá gastos altos com plano de saúde, pois ninguém quer ir parar no corredor do serviço público, não é? E se não tiver uma boa educação do corpo, terá muitos gastos com medicamentos. Logo, o idoso precisa ter suas reservas financeiras e buscar ao máximo continuar a gerar renda, pois isso lhe dará liberdade e evitará situações muitas vezes humilhantes. É preciso também ter "educação financeira".

3. Envelhecer com aprendizagem contínua. Não podemos parar de aprender. Se o idoso tiver boa educação do corpo e financeira poderá continuar a estudar, fazer uma faculdade, aprender idiomas, fazer viagens culturais. Isso traz alegria e enche nosso espírito de vida. Este fundamento, nas empresas, é chamado de "educação corporativa".

4. Envelhecer em harmonia com nossa busca espiritual. Espiritualidade é muito diferente de religião. Significa termos um propósito maior em nossas vidas. Nossa missão espiritual que trará luz e alegria para nós, nossas famílias e para o mundo inteiro. Esta é a "educação para a vida".

Entendemos que os lideres educadores são pessoas que conseguem  trabalhar de forma alinhada as quatro dimensões educacionais: corpo, finanças, aprendizagem e missão de vida, traduzidas em:

- educação do corpo;
- educação financeira;
- educação corporativa;
- educação para a vida.

Logo, um líder educador será um idoso educador!

Um idoso educador dificilmente terá solidão, pois sua energia e vitalidade irão rodeá-lo de amigos e demais pessoas em busca dos seus ensinamentos.

Idoso não é velho. Como diz o professor Mário Cortella, quem fica é velho é sapato. Os homens não ficam velhos, pois podem se reinventar a cada instante.

Acesse nosso site: liderancaeducadora.eco.br para entender melhor as quatro dimensões da educação transformadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário