quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Tite, o líder que não teve vergonha de voltar para a escola


Em 2013 o desempenho do Corinthians nas mãos de Tite estava ruim. Depois de muitos títulos conquistados, a equipe caiu de produção e os bons resultados desapareceram. Tite foi demitido.

Se ele fosse um treinador qualquer, iria culpar a sorte, os cartolas e aceitaria a primeira oferta de emprego que surgisse. Em vez disso, Tite reconheceu sua necessidade de reciclagem e voltou para a escola.

Não foi uma escola formal, mas o treinador corintiano saiu pelo mundo conhecendo o que os melhores times estavam fazendo, quais eram seus modelos táticos. Foi descobrir porque alguns times tinham bons resultados e outros ficavam derrapando...

Ele ficou um ano estudando, assistindo partidas de futebol, conversando com outros treinadores. Ontem foi possível ver o resultado do retiro de Tite. O Corinthians ganhou de 4 x 0 do Once Caldas, com um jogador a menos durante quase toda a partida. Melhor do que isso, o time mostrou um futebol moderno, participativo e dinâmico.

A escola fez bem para o Tite. Todo líder deveria descer do pedestal e reconhecer que reciclagem e novas visões de mundo são fundamentais. Não existe líder tão bom que não deva esquecer tudo que sabe e se abrir para novas possibilidades.

As organizações entram em declínio quando seus líderes, possuídos pela soberba, abrem mão do aprendizado. Aprender não ocupa espaço. Pelo contrário, amplia nosso horizonte.

Qual foi a última vez que você se reciclou?


Nenhum comentário:

Postar um comentário