quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Você gostaria de demitir o seu chefe?


Quem nunca teve vontade de demitir o próprio chefe? Nas organizações, gestores mal preparados existem aos montes, gerando resultados ruins e um alto turnover nas equipes. E na maioria das vezes, o problema é conhecido pela alta direção, mas nada é feito, porque mexer na camada gerencial é um processo desgastante e complicado.

Então, você pode demitir seu chefe?

A resposta é: NÃO!!!

Você sempre sairá perdendo nesta briga, que é desigual. Chutar o balde também não resolverá, pois apenas você será prejudicado ao final.

Veja algumas dicas que preparamos pra você, que gostaria de dar um cartão vermelho ao seu chefe.

Procure não se isolar da sua equipe. Seus colegas poderão ser aliados quando seu chefe escolheu você como vítima. Vá almoçar com eles, converse, troque ideias e veja se o problema é apenas com você ou se é generalizado.

Crie um canal de comunicação com os pares do seu chefe e se possível com o chefe dele. Mas tome cuidado. A ideia não é reclamar dele para os outros e sim mostrar o seu valor e competência. Criar uma boa imagem internamente, nos diversos níveis da organização sempre é uma estratégia importante.

Pense muitas vezes antes de ir reclamar dele ao RH. Poucas empresas estão preparadas para tomar alguma atitude em relação a maus gestores e o resultado pode se virar contra você. Além disso, esta atitude poderá ser reprovada pela cultura da sua empresa, que normalmente valoriza a hierarquia.

Fique atento às oportunidades internas que sua empresa possui. Muitas organizações valorizam o recrutamento interno em vez do externo e isso pode ser uma ótima alternativa para você mudar de chefe sem ter que sair da empresa.

Chamar seu chefe para um papo franco certamente é uma boa alternativa. Procurar entender o que o desagrada é o melhor caminho. Muitas vezes seu desempenho está ruim e você não está percebendo isso.

Caso a situação seja insustentável, elabore um plano para mudança de emprego, da seguinte forma:
Reative seu networking, marcando almoços, happy hour ou mesmo um rápido café com seus amigos, ex-empregadores e head-hunters. Mas não vá reclamar da vida ou levar seu cv debaixo do braço. 

Converse sobre o mercado, oportunidades, de forma leve. Caso seja indagado sobre sua situação atual, procure ser o mais discreto possível, sem parecer vítima.

Procurar empresas de recolocação pode ser uma alternativa, mas pesquise bem. Ninguém vai lhe conseguir um emprego do dia pra noite e estas empresas custam caro. É sempre bom buscar referências.

Caso você consiga entrevistas em outras empresas, seja o mais discreto possível. Não comente o fato com seus colegas (você nunca sabe em quem confiar) e procure marcar as entrevistas em horários que não irão atrapalhar o seu trabalho, como no início da manhã, almoço ou final da tarde.

Não diminua seu desempenho, forçando uma demissão. Esta atitude é péssima e irá arranhar sua imagem. Além disso, amanhã você poderá precisar deles.

Peça demissão apenas quanto tiver uma carta formal com a nova proposta de trabalho.

Todos profissionais passarão pela desagradável experiência de trabalhar com chefes autoritários, despreparados e que irão emperrar suas carreiras. Com um pouco de paciência e metodologia, é possível escapar desta armadilha.

Manter um bom networking, investir em qualificação profissional e sempre estar atendo ao mercado são remédios para livrá-lo do mau chefe.


É fundamental que você aprenda com esta experiência e evite ao máximo tornar-se uma cópia do seu algoz. Sua futura equipe agradecerá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário