terça-feira, 12 de agosto de 2014

As armadilhas que podem afundar sua carreira


Não basta investir em desenvolvimento profissional, falar vários idiomas ou atingir novas posições em empresas de ponta para garantir uma carreira promissora. É importante também aprender a se livrar de certas armadilhas muito frequentes e que empacam ou até mesmo destroem carreiras pelo mundo. Veja quais são e como se livrar delas.

1. Especializar-se demais em processo obsoleto. Muitos profissionais se transformam em especialistas e ficam reféns de processos em extinção. Isto é muito comum em funções tecnológicas. Procure diversificar seu conhecimento técnico e acompanhar as tendências para que seu currículo também não fique obsoleto.

2. Aceitar oferta de emprego por remuneração muito vantajosa. Pense que não existe "almoço de graça". Se o salário oferecido é superior a média de mercado, isto pode sinalizar problemas na função ou na empresa contratante. Pesquise, pesquise e pesquise seu novo contratante!

3. Pressão da família pela nova função. Conheço muitos profissionais que aceitaram um novo emprego porque a família queria se mudar para uma cidade de praia ou para outro país. Contudo, esta situação normalmente não se sustenta. Sempre digo que a família é nosso suporte, mas não pode ser nosso "chefe".

4. Status ou imagem da empresa. Existem empresas que possuem departamentos muito eficientes para trabalhar sua imagem. Isto não quer dizer que tudo seja verdade. Afirmo que nenhuma campanha de imagem, quando não possui lastro na vida real, sobrevive a algumas entrevistas com clientes e funcionários da vida real.

Indico três quesitos básicos para você fazer escolhas em sua carreira. E foi com muito suor e alguns tropeços que cheguei a esta lista.

A. Não aceite propostas que irão confrontar os seus valores mais caros. 

B. Veja se a proposta está alinhada com suas âncoras de carreira (escreverei outro post para explicar isso).

C. Tenha certeza que sua escolha irá exigir níveis cada vez mais complexos das suas competências mais importantes.

É isso! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário