segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Dicas que podem evitar sua demissão nos primeiros seis meses de trabalho


Conseguir um bom emprego não é algo fácil. O primeiro passo é se destacar na multidão de candidatos, muitos deles, com mais experiência e melhor formação que você. Passada esta etapa, vem a fase das entrevistas. Dependendo da vaga, são necessárias de 5 a 10 entrevistas até você ser considerado vencedor.

Enfim, você recebe um telefonema do head hunter ou da área de recursos humanos do seu novo empregador, informando que você foi a pessoa escolhida. Agora é festejar? Sim, mas não é possível baixar a guarda. Muitos profissionais começam em seus novos empregos sem as devidas precauções e acabam sendo desligados em menos de seis meses. Isso é ruim para todos. A empresa perdeu tempo e dinheiro. O profissional viu sua carreira ser arranhada e depois terá que se explicar para os futuros empregadores.

Mas por que isso ocorre?

Listei os principais motivos que fazem um profissional ser demitido em menos de seis meses.

Primeiro motivo: metas de desempenho mal negociadas. Muitas vezes o empregador possui uma expectativa que não pode ser atingida pelo profissional. É muito comum isto ocorrer em áreas de vendas, marketing, produtos, entre outras.

Dica: Negocie corretamente as metas e os prazos antes de aceitar o novo emprego. Isto faz com que as expectativas sejam alinhadas.


Segundo motivo: o candidato comprou gato por lebre. Até o momento da contratação, a nova empresa parece um paraíso encantado. As pessoas são amáveis, o ambiente é maravilhoso e a nova empresa é o melhor lugar para se trabalhar. Contudo, depois que o novo profissional é contratado, as coisas parecem mudar por mágica. O chefe fica sisudo e mal educado, os colaboradores querem se matar e o ambiente perde seu encanto.

Dica: Antes de aceitar o emprego, converse com pessoas que trabalham naquela empresa. Você pode acha-las no linkedin ou em outras redes sociais. Apenas estar no ranking das melhores empresas para se trabalhar não é garantia de um bom ambiente de trabalho. Conversar com as pessoas ainda é a melhor forma de saber onde você está entrando.


Terceiro motivo: o novo profissional não se preocupa em mostrar resultados imediatos. Muitas pessoas quando começam em uma nova empresa acreditam que a fase de integração será infinita. Normalmente, isto não é verdade.

Dica: Faça um plano de ação, após no máximo uma semana de trabalho, pensando em ações menos complexas, mas que trarão resultados imediatos e as implante. Isto mostrará para seu novo empregador os impactos imediatos da sua contratação.


Quarto motivo: a empresa muda seu direcionamento estratégico de forma repentina. Muitas coisas podem acontecer em uma empresa durante seis meses. Ela pode ser vendida ou sofrer um processo de fusão. Seu novo chefe pode ser demitido ou algum processo de restruturação pode ser implantado. Todos estes motivos podem culminar com a sua demissão.

Dica: Você pode negociar um contrato por tempo determinado, com uma multa por rescisão antecipada. Isto é muito comum quando a contratação for em regime PJ. É possível também negociar luvas para aceitar o novo emprego. Em altas posições, isto costuma ser frequente.


Quando você escolhe um novo emprego, certamente está fazendo uma aposta. Sempre existirá o risco em uma decisão como esta, mas certamente, as oportunidades de crescimento profissional são inúmeras quando você troca de crachá. O segredo é ter as precauções necessárias e tomar a decisão com consciência. Boa sorte!


Nenhum comentário:

Postar um comentário