quarta-feira, 30 de julho de 2014

Como seria o mundo sem luzes nos cabelos femininos?



É difícil imaginar um mundo no qual as mulheres não tenham luzes nos cabelos. Eu mesmo já não me lembro do tempo do "permanente" que deixava os cabelos crespos ou do "laquê" que criava verdadeiros capacetes nas cabeças femininas. Podia chover, ventar que os penteados não se incomodavam. Ficavam serenos e imóveis.

Isso é tudo coisa do passado. Isso tudo foi substituído pelo louro degradê, que realmente cria um bonito visual, por mais que esteja presente em todos os tipos de madeixas. Não adianta procurar, você não encontrará cabelos de mulheres sem luzes. Conforme-se...

Pesquisando um pouco sobre o assunto, descobri que existem vários tipos de luzes. Existem as luzes "malibu", no qual as mechas são feitas puxando a cor desde a raiz até as pontas. Tem também o estilo "carioca", onde existem diferentes tonalidades e o tom mais claro tinge os cabelos da metade para baixo. Não esqueça também o "saint-tropez", que cria mechas coloridas cinco dedos da raiz até as pontas. Mas, no universo pragmático masculino, tudo é a mesma coisa, por mais que mulheres gastem horas nos salões de beleza.

É possível afirmar que o movimento das luzes criou um mercado ainda em expansão. Cada quarteirão em qualquer bairro da cidade deve possuir de cinco a dez salões de beleza. Alguns na garagem da casa, outros na edícula. O que importa é que dominem a técnica das mechas douradas.

Os homens não podem criticar tal situação, pois vivem a ditadura dos ternos azul-marinho, dos sapatos pretos e das camisas brancas. A diferença é que o motivo feminino é mais nobre, pois está ligado à beleza e sedução.

A pergunta que martela, é o que aconteceria com uma mulher que não fizesse luzes? Existe espaço para isso? Ela conseguiria criar vínculos sociais? E os homens "desenternados"? Sobreviveriam no ambiente corporativo? Por mais que já exista o estilo "casual", a alma ainda é azul-marinho.

Tudo pode parecer sem importância, mas vivemos para sermos aceitos em nossos grupos. Queremos o sentimento de pertencimento e por ele iremos sempre lutar. Isto cria modas, tendências, estilos e mercados. Quantas pessoas largaram seus empregos e abriram salões de beleza?

Talvez as lideranças educadoras tenham o papel de reverter os padrões e unanimidades. A inovação e o inusitado dependem disso. É busca de espaço com um jeito instigante e provocador. Rita Lee com seu cabelo vermelho foi um ícone do modo rebelde e suas músicas refletiam isso.

Existe a possibilidade para vários tipos de reflexos. Reflexos do Eu. Reflexos do Amanhã. Reflexos das mechas douradas. Reflexos da Alma Indomada. Ovelha Negra?








Nenhum comentário:

Postar um comentário