quarta-feira, 9 de julho de 2014

Vida sem Dinheiro e Prosperidade



Você acha possível levar uma vida sem dinheiro algum e mesmo assim viver bem com sua família e ter prosperidade?

Se pensarmos no modelo tradicional, isto parece um absurdo? Pois somente depois que tivermos nossa “casona”, “carrão” e terno Armani poderemos encontrar a tal da felicidade, não é? Mas existem vários casos de pessoas que estão mudando esta realidade e vivendo bem.

O administrador irlandês Mark Boyle é um dos grandes expoentes de um movimento de pessoas que têm um padrão de vida confortável, mas decidem, por opção própria, viver sem dinheiro. Criador do portal Freeconomy, um site de compartilhamento de espaços, habilidades e ferramentas, ele decidiu passar um ano totalmente sem dinheiro ao julgar que o modelo econômico atual estaria destruindo a natureza e arruinando a vida dos semelhantes. O que mais o perturbava era a frase de Gandhi: "Seja a mudança que você quer ver no mundo".

Quem também optou por uma vida sem dinheiro foi a família alemã Fellmer. Para protestar contra o que eles chamam de sociedade de consumo, o jovem casal Raphael e Nieve decidiu viver apenas de escambo, ou seja, trocando suas habilidades por coisas primordiais para a sobrevivência. O aluguel de um pequeno porão em Berlim, por exemplo, é pago com serviços domésticos, como cuidados com o jardim e reparos na residência principal.

Também alemã, Heidemarie Schwermer, de 70 anos, decidiu viver sem dinheiro há quase duas décadas. No começo, a ideia era que a experiência durasse apenas 12 meses, mas a vida sem dinheiro se mostrou muito mais interessante para ela. "O melhor é a sensação de abertura. Não sei o que acontecerá à noite, nem na manhã do dia seguinte. Não sinto medo, e sim uma grande curiosidade."

Para nós, estas experiências podem parecer um tanto quanto radicais, mas questionar a forma como consumimos e ganhamos dinheiro pode ser uma importante resposta aos desafios que iremos enfrentar.
Ter uma bicicleta em vez de carro, cultivar nossos próprios alimentos, viver no campo onde a especulação imobiliária é bem menor, trocar bens com outras pessoas e ainda ganhar amigos. Tudo isso é viável ou apenas mais um sonho dourado?

Os casos deste post foram extraídos do artigo:

http://economia.uol.com.br/noticias/infomoney/2013/07/29/vivendo-sem-dinheiro-conheca-pessoas-que-abandonaram-o-modelo-de-vida-padrao-e-gostaram.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário