terça-feira, 22 de julho de 2014

Especismo, você sabe o que é isso?


Domingo, no Fantástico, foi apresentada uma matéria que denunciava a morte em massa do boto rosa para utilizar sua banha na pesca de um peixe na região amazônica, chamado piracatinga. A matéria chocou a todos, pois o boto é um animal fabuloso e muito inteligente.

O que mais chamou minha atenção na matéria é que o jornalista, indignado, comenta que a banha do boto poderia ser substituída pela banha do porco. "Por que isso não era feito"? Indagava o profissional da mídia.

Por que usar a banha do porco não nos chocaria, enquanto fazer o mesmo com o boto nos causa indignação? O nome disso é "especismo", ou seja, o comportamento diferente em relação à ética para diferentes tipos de espécies animais.

Ué, mas o porco não foi feito para nossa alimentação? Não, não foi. Isto é apenas uma referência cultural que nos faz aceitar o massacre de algumas espécies em relação a outras. Como podemos ter amor e compaixão com algumas espécies e não sentirmos nada por outras? Cultura, pura cultura.

Aliás, o porco é um dos animais mais inteligentes entre as espécies animais. Não deixa a desejar em relação a um cachorro ou gato. E para nós, o comportamento chines de comer nossos "pets" é algo abominável.

Pessoas que dizem gostar de animais deveriam protege-los e não come-los. Faz todo o sentido, não faz?

O mais absurdo, foi uma entidade de proteção aos animais, fazer uma feijoada beneficente na tentativa de buscar fundos para os cães e gatos abandonados.

Definitivamente, os animais não foram criados para servir aos homens. Esta é uma visão arcaica e retrógrada, similar aos argumentos dos escravocratas do século 18.

Os animais são seres maravilhosos, sensíveis e possuem os mesmos direitos dos seres humanos, em relação à vida. Hoje, não há a menor necessidade de nos alimentarmos de carne. Apenas animais carnívoros possuem esta necessidade.

Vejam os argumentos para defender a escravidão, divulgados no século 18. Note a semelhança com a matança dos animais...

"Os escravos são seres inferiores"

"Os escravos existem para servir seus donos"

"Os escravos não têm alma"

"Os escravos não tem consciência"

"Se libertarmos os escravos, a economia entrará em colapso"

"Eu até sou contra a escravidão, mas sempre foi assim..."




Nenhum comentário:

Postar um comentário