sexta-feira, 18 de julho de 2014

O tipo 1 no eneagrama


O número 1 pertence ao grupo do instinto no eneagrama. Isto é, as coisas para ele são viscerais e por isso, tudo é uma questão de sobrevivência. A forma como o número 1 organiza sua vida faz com que tente organizar e consertar as coisas e pessoas, pois dessa forma o ambiente fica mais confortável para sua vida.

Quando ele está numa fase de estresse, costuma ampliar demais sua busca interna por perfeição e organização, podendo criar fobias. Quem não conhece pessoas que não convidam ninguém para ir a sua casa por receio de bagunça ou sujeira? Ou então aquelas pessoas que organizam seu armário por cor ou tamanho ou até mesmo por dias da semana, sendo inaceitável usar a roupa da terça se hoje for quarta!

Aí surgem os estereótipos do perfeccionista ou do crítico, que adora dar uma opinião de como melhorar algo, mesmo não tendo sido pedido.

Mas não se preocupem! Para tudo tem terapia. O número 1 estressado precisa procurar opções de lazer e descontração, mas o processo deve começar com a mudança da crença que tudo deve estar organizado e sob controle. Se não for assim, ele sairá de férias, mas sua cabeça organizadora continuará a procurar uma forma de mudar o mundo lá no resort!

A dica é...

O tipo 1 precisa trocar a crença “preciso organizar tudo e todos” por “não sou responsável pelos defeitos do mundo e posso ser feliz mesmo assim”.

Pode parecer difícil, mas o processo começa com pequenas ações diárias, como deixar a cama desarrumada de vez em quando, não se irritar com a pilha de louças na pia e resistir antes de criticar aquele irmão “cabeça solta” que adora aprontar das suas.

O resultado é a serenidade que o tipo 1 tanto precisa. Sair de casa sem destino e buscar uma aventura 
inusitada também são formas excelentes de escapar do mesmo modelo mental.


Aproveitem a vida porque ela é única e breve...

Nenhum comentário:

Postar um comentário