domingo, 20 de julho de 2014

Quinoa emagrece, mas não diminui o tamanho da língua



A Quinoa é uma planta nativa da Bolívia, Colômbia, Peru e Chile, que produz um grão considerado muito importante à alimentação e à vida do homem no altiplano andino. Chegou ao Brasil como uma substituta para o trigo na produção de farinha.

Estudos atuais indicam que a quinoa é uma aliada na prevenção e tratamento de alguns tipos de câncer, como os de mama e útero. Mas já sabemos que, por ser rica em fibras, essa semente é eficaz na busca por um corpo mais leve. Ela ainda contribuiu para melhorar os índices de colesterol e o funcionamento intestinal e pode ser consumida em sementes, flocos ou farinha.

O superalimento emagrece por ser rico em fibras e contribuir para o aumento da sensação de saciedade, diminuindo a fome.  Bom funcionamento do intestino, recuperação muscular e bom humor também são atribuídos ao grão, que é fonte de proteínas, vitaminas do complexo B, cálcio, fósforo, magnésio, potássio, ômega-3 e 6, além de ter carboidratos e gorduras balanceados.

Ao falar da quinoa, lembrei-me de uma querida tia que ao ser indagada sobre alimentos nutritivos, sempre alertava: “É bom pra saúde, mas não diminui o tamanho da língua”... Na sua sabedoria, minha tia queria dizer que preocupar-se com a saúde, com o corpo, é muito importante, mas o pior veneno é o que sai da boca e não o que entra por ela.

Nas organizações, a máxima da minha tia também faz sentido. Muitas vezes, elas transpiram modernidade pelos seus luxuosos e modernos edifícios, mas basta ficarmos um pouco lá dentro e convivermos com as pessoas para notarmos que nem tudo é modernidade. Intrigas, puxadas de tapete e jogos de poder costumar invadir todos os tipos de organizações e fazem parte dos seus artefatos ocultos, como diz Edgar Schein.

Contudo, o conselho da minha tia não elimina a necessidade de nos preocuparmos com a saúde física, tanto das pessoas quanto das organizações. E fica o desafio para a limpeza interior, onde o silêncio pode ser o maior desafio e ao mesmo tempo um santo remédio. Podem notar, quanto mais silêncio fazemos, menos somos críticos e ácidos.

Então fica a dica: quinoa, sabedoria e silêncio. Limpa por dentro e por fora!

 
Hambúrguer de Quinoa
 

 
Ingredientes
500 g de quinoa em grãos
120 g de queijo brie
200 g de farinha de rosca
350 g de cenoura
400 g de cebola
20 ml de azeite
Modo de preparo
 
Massa
 
Cozinhe a quinoa e metade da cebola por cerca de 10 minutos. Corte a cenoura em pedaços médios e a cozinhe por aproximadamente 15 minutos. Coe tudo e bata no liquidificador até virar uma pasta homogênea. Coloque o azeite em uma frigideira, a outra parte da cebola cortada e refogue a massa até secar a água. Deixe esfriar e coloque a farinha de rosca aos poucos, até dar liga. O azeite aquecido não faz mal à saúde, muito pelo contrário: mesmo quentes, sua gordura continua sendo boa. Divida a massa em quatro partes, separe pela metade cada parte, recheie com queijo brie e feche com o restante da massa, sempre modelando com as mãos em formato de hambúrguer (se preferir passe um pouco de azeite nas mãos para ficar mais fácil o manuseio).
Hambúrguer
 
Aqueça uma frigideira, unte com um pouco de azeite e coloque o hambúrguer. Salpique um pouco de sal, deixe por 5 minutos de cada lado, ou até dourar. Pode ser servido com legumes grelhados e no pão de sua preferência.
 
Rendimento: Quatro hambúrgueres de 200 g.
Fonte: 
http://bemleve.bolsademulher.com/3672/receitas-com-quinoa-para-emagrecer-rapido
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário