sexta-feira, 25 de julho de 2014

Dona Maria Luiza, uma líder educadora


Amanhã, 26 de julho, é o dia dos avós. Nada melhor do que falar sobre a minha querida avó, Dona Maria Luíza, que também era uma líder educadora.

Como muitas outras avós, Dona Maria, nasceu em uma pequena cidade do interior de São Paulo, não tendo acesso à educação formal e a nenhuma das facilidades das meninas de hoje. Casou-se muito cedo com meu avô, Seu Irineu, um jovem trabalhador, que também teve as mesmas dificuldades que ela.

Dona Maria sempre foi uma pessoa com sede de conhecimento e igualmente as outras mulheres da sua idade, encontrou na Igreja a forma de poder participar da vida social e espiritual. Liderou a comunidade de Braz Cubas, Mogi das Cruzes por muitas décadas.

Minha avó comandava as inciativas comunitárias para ajuda aos mais necessitados e era a grande líder da minha família também. Em volta da Dona Maria, tudo acontecia. Sempre sob a sua liderança.

Ela educou quatro filhos, dezenas de netos e bisnetos. Dona Maria não mora mais aqui conosco, mas não tenho dúvidas que no Plano que hoje habita, está coordenando trabalhos, missões e servindo de inspiração pra muita gente.

Um líder educador não precisa de muitos recursos para educar seu grupo. Precisa de determinação e foco e as coisas acontecem naturalmente. Hoje temos Internet, aprendemos a ler com cinco anos e a vida é bem mais fácil. Os líderes da época da minha avó tinham que lutar muito para aprender a ler e se fossem mulheres, precisavam de força e criatividade para descobrirem seu espaço na sociedade.

Hoje, as lideres educadoras conseguem contribuir socialmente sem a necessidade de tanto sacrifício e atuam em todas as esferas. A liderança não pode prescindir da dimensão feminina, a fim de que liderar não seja apenas um processo competitivo sem rumos e sim, um trabalho continuo de construção, diversidade e conexão com o Todo.

Um beijo, Dona Maria!

Nenhum comentário:

Postar um comentário