quinta-feira, 19 de março de 2015

Como se preparar para a carreira que começa aos 60 anos?


Sessenta anos representa o fim de um ciclo e o começo de outro. As pessoas nesta idade normalmente estão se aposentando da carreira executiva e iniciando uma nova vida como consultor, professor, coach, palestrante ou mesmo no trabalho voluntário. Jamais pense que você irá viver no ócio, pois isto representa a destruição prematura da pessoa.

O importante é não parar de ter projetos e sonhos, pois aos sessenta, viveremos no mínimo mais trinta anos e ainda estamos cheios de energia e possibilidades.

Então, se hoje sua idade está entre 40 e 55 anos, está na hora de se preparar para sua nova carreira. E a pergunta que nos aflige é: que tipo de cursos e capacitação profissional uma pessoa deveria fazer, pensando na sua nova carreira?

Existem várias possibilidades, mas o ideal seria escolher cursos que irão potencializar sua capacidade de transmitir experiências acumuladas, pois este é seu maior produto, experiências de vida! Ninguém consegue comprá-las, mas pagarão um bom dinheiro para ouvir as suas e aprender com elas.

Dicas de cursos para os profissionais sessentões:

1. Formação em coaching: ser um coach é uma ótima opção para você após os 60 anos. Este profissional é cada vez mais valorizado pelas organizações e irá ajudar os mais jovens a atingir seus objetivos. Existem boas opções de cursos no mercado.

2. Estatística: pode parecer estranho, mas em quase qualquer projeto que você se envolver, a estatística será importante e quase ninguém domina este caro instrumento para demonstrar resultados.

3. Gastronomia: existem muitas opções para pessoas que dominam a arte de produzir bons pratos. E o melhor, dá pra ganhar um bom dinheiro nesta área, principalmente para aqueles que se dedicarem a comida natural, que será a tendência dos próximos anos.

4. Comunicação empresarial: aqueles que forem se dedicar a trabalhos em empresas, como consultores, precisarão dominar a comunicação. Canso de receber pessoas tentando vender seus serviços e ideias de forma amadora e rudimentar. Isto queima o filme do profissional.

5. Filosofia: Para professores, consultores e palestrante, dominar a raiz das ideias e pensamentos filosóficos será muito útil e dará a você muita consistência em suas apresentações.

Existem muitas outras possibilidades, mas estas 5 se mostraram para mim como fundamentais para quase qualquer nova carreira. Não pense que os 60 anos estão longe ainda, pois o tempo voa...

Boa sorte e bom trabalho!




Nenhum comentário:

Postar um comentário