terça-feira, 3 de março de 2015

Por que gostamos tanto do Homem-Aranha?



Desafio alguém da minha geração que possa dizer que nunca se viu escalando uma parede, caçando bandidos ou sonhando conquistar a Mary Jane que morava na casa ao lado. Nós, nossos filhos e talvez também, os netos, crescemos delirando com o Peter Parker e suas aventuras.

Mas por que gostamos tanto do Homem-Aranha? Talvez porque ele represente as virtudes que gostaríamos de ter como força, agilidade e coragem, e ao mesmo, possua nossos defeitos, como a insegurança, desorganização e timidez.

Espera-se de um líder o papel de herói. Temos que gerar resultados, motivar o time, ter visão estratégica e foco no negócio. E ao mesmo tempo, precisamos derrotar os duendes verdes, rinos, homens-areia e muitos outros vilões presentes em nossos escritórios.

Nosso networking é a única teia que possuímos para galgar degraus na carreira. Muitas vezes também precisamos usar máscaras, para aguentar conviver com pessoas intragáveis, fazer promessas difíceis de cumprir aos nossos clientes e para esconder as lágrimas nos momentos que gostaríamos de chutar tudo pra cima.

Até na vida pessoal, um líder se assemelha ao Homem-Aranha, pois constantemente deixa a família em segundo plano, abandona a Tia May, permite que o Tio Ben seja baleado e nunca chega na hora de assistir uma performance da sua Mary Jane.

O Homem-Aranha realmente é um modelo de executivo, que vive em uma cidade caótica, cheia de vilões e ameaças, desafios e oportunidades. E ainda possui compromissos com o o todo e com sua tarefa educadora,

Como disse o Tio Ben: "Peter, meu filho, junto com o poder vem a responsabilidade...".  O líder corporativo conhece bem esta sina, que está presente na escalada de nossas paredes corporativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário