segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Veja como passar de endividado a investidor


Você tem um salário legal, mas vive estourado no cheque especial e no cartão de crédito? Será que é porque você ganha pouco? Normalmente não. O motivo é que provavelmente você não tenha controle dos seus gastos. É um comprador impulsivo.

Existem três perguntas que você deve fazer antes de comprar alguma coisa.

Primeira pergunta: preciso deste bem? Somente ao responder esta questão, tenho certeza que metade das coisas que você compra podem ser evitadas. Compramos movidos pela emoção, muitas vezes visceral, em vez de pensarmos como gente grande. Será que realmente preciso trocar de carro ou celular?

Segunda questão: posso comprar este bem? Será que seu orçamento comporta mais um item? E suas outras contas? Se você tiver o hábito de fazer um orçamento doméstico, dificilmente cairá na tentação de comprar algo que não pode. E não caia no papo de "parcelar no cartão", porque quando você menos perceber, estará com um monte de coisas para pagar na fatura do próximo mês.

Terceira questão: este bem é prioridade para mim? Lembre-se que nossas necessidades são quase infinitas. Será que aquele sapato que você viu na vitrine é mais importante que pagar a prestação do curso de inglês? Se você pensar por prioridades, gastará somente naquilo que vale a pena.

O resultado de uma vida mais controlada é que você começará a gerar poupança e passará de endividado a investidor. Com isso, você criará um patrimônio, que pode ser um imóvel, um carro ou mesmo um patrimônio cultural, como viagens e cursos no exterior.

E não se esqueça que todos nós iremos envelhecer e chegar lá sem dívidas e com uma poupança para os problemas que a terceira idade traz fará de você uma pessoa com mais dignidade e sem depender dos outros para viver. Isto ocorre com muitos idosos atualmente.

Boa sorte e bons investimentos!

Para maiores informações sobre educação financeira, acesse meubolsoemdia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário