quarta-feira, 18 de junho de 2014

Como a Liderança Educadora pode valorizar a sabedoria dos anciões?


Conhecimento não é a mesma coisa que sabedoria. Conhecimento é a abstração do significado de uma série de informações. Por exemplo, a partir de informações sobre marketing, o conhecimento é produzido por meio da aprendizagem.

Não existe um juízo de valor no conhecimento. Podemos conhecer como produzir uma bomba atômica e faze-lo ou não em função dos nossos valores, da nossa experiência, da nossa sabedoria...

Logo, sabedoria é o uso consciente do conhecimento para um determinado fim. Pensando-se que a sabedoria está ligada à busca pelo bem-estar coletivo, ela representa a capacidade humana de utilizar suas experiências e conhecimento em prol da coletividade e da vida no planeta.

Um jovem líder pode ter muito conhecimento,  mas provavelmente tenha pouca sabedoria, pois esta exige o tempo e as experiências acumuladas. Trabalhei no setor de internet no final do século passado e algo muito comum nas organizações era a existência de gestores jovens, brilhantes, mas que eram péssimos líderes por não terem ainda desenvolvido a maturidade necessária.

O líder educador precisa se abastecer de conhecimentos, experiências e desenvolver a sabedoria necessária para tomar as decisões corretas, no momento adequado e no contexto apropriado.

Isto é o oposto da prática comum nas organizações de desprezar executivos maduros, preferindo jovens talentos. Mais uma vez, o convívio das gerações é muito útil e necessário. Em nossas casas, vale o mesmo. Será que temos reservado um tempo para conversar como nossos idosos?

Qual foi a última vez que você se sentou calmamente com seu pai ou mãe e ficou a prosear? Esta é uma experiência única e, infelizmente, passa logo.

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