quinta-feira, 12 de junho de 2014

O padrinho, o líder e o estagiário


O padrinho é como se fosse nosso segundo pai. Por isso ele gosta tanto da gente. Ele nos ajuda, nos apoia, mas muitas vezes nos coloca na zona de conforto.

O líder não é nosso pai. A relação é profissional, sempre. Mas ele procura aproveitar o melhor de nós frente a uma situação ou desafio. Ele enxerga de forma estratégica, traça cenários e aloca as pessoas corretas nas funções necessárias.

O equilíbrio se dá quando conseguimos conciliar respeito com reconhecimento, bom ambiente com resultados atingidos.

É possível ser padrinho e líder em situações diferentes?

Certa dia, em uma certa empresa, o gerente de marketing perguntou a sua equipe: "o que vocês acharam da nossa campanha de vendas"? Ele recebeu apenas elogios e seu semblante ficou iluminado de contentamento.

Contudo, a única pessoa que não se manifestou foi o estagiário, que permanecia com um olhar enigmático. O gestor perguntou: "E aí, Fernandão, o que você achou?"

O rapaz respondeu: "É pra falar minha opinião ou para investir na minha efetivação"?

O gestor respondeu atônito: "fale com o coração"!

O rapaz tinha uma escolha e agiu com pureza de espírito: "a campanha é obvia, pedante e não vai melhorar nossas vendas"...

Sabe qual a reação do gestor? Bem, isso não importa muito, pois sua reação dependeu de qual papel ele estava desempenhando naquele momento. Era padrinho ou líder? Isso, somente o Fernandão ficou sabendo...



Nenhum comentário:

Postar um comentário