quinta-feira, 12 de junho de 2014

Felipão x Parreira: padrinho x líder?



Hoje, os olhos do mundo estarão fixos na figura dele e de seus pupilos. Figura folclórica e polêmica, será dele novamente a missão de comandar o grupo que pretende levantar a taça pela sexta vez. E se perdermos novamente em nosso país? Que vexame!

Líder educador é aquele que comanda pelo exemplo, desenvolvendo as pessoas e criando o espírito de time.

Esta será a missão do Felipão a partir de hoje. Ele não parece ser daqueles líderes apenas racionais e movidos por processos e indicadores. Isto tem mais a cara do Parreira. É como se fosse uma dupla quase perfeita: Felipão no estilo "padrinho" ou "paizão", ganha a turma pelo coração e o Parreira, o líder culto e cerebral, mostra os caminhos táticos necessários à vitória.

Nas empresas, não existe espaço para dois estilos ao mesmo tempo. Ou se escolhe o "paizão" ou a aposta é em um perfil mais estratégico e orientado a resultados.

Nesta Copa vamos acompanhar a tentativa de misturar os dois estilos. O "paizão" e o "processual" comandando a mesma equipe. Parece que por enquanto isto está dando certo, mas realmente, os 200 milhões de "acionistas" somente irão dar seu parecer na grande reunião do "Conselho Nacional de Administração" se o Brasil levantar a taça no dia 13 de julho de 2014.

Se isso não acontecer, podem começar a recrutar head hunters para mais um processo seletivo...


Nenhum comentário:

Postar um comentário