terça-feira, 17 de junho de 2014

Que Coisa Feia!


Se existe uma coisa que deixa todo mundo irritado é contar com alguém que ofereceu ajuda e que depois nos deixa na mão. Pode parece bobagem, mas isto acaba com qualquer relacionamento. E por que acontece? Simplesmente porque nos fomos educados a dizer "não". 

A cultura brasileira nos coloca na cabeça que precisamos ser educados, amigos e estarmos disponíveis a qualquer momento. Isto cria uma pressão em nossas vidas, muitas vezes insustentável. Assumimos compromissos e depois damos um jeito de "pular fora", com as desculpas mais esfarrapadas.

Não seria mais fácil dizer "NÃO!!!". Normalmente as pessoas entendem um "não" bem fundamentado. E se não entenderem também, problema delas!

Na cultura americana, esta situação não ocorre. As pessoas costumam apenas aceitar os convites que são do seu interesse e se comprometem com aquilo que realmente querem e podem fazer.

Enquanto isso, aqui no Brasil, ficamos nos corroendo por dentro, cheios de remorsos por não estarmos disponíveis 100% para todos. Isto vale para mães, pais, filhos, filhas, amigos e amigas.

Vamos aprender a fazer apenas aquilo que podemos e que não irá nos prejudicar? Egoísmo? Não, preservação da espécie!

Nenhum comentário:

Postar um comentário