sábado, 7 de junho de 2014

Hey! Teacher! Leave us kids alone!




Outro dia, estava conversando com uma amiga, que estava muito preocupada com o desempenho de seu filho na escola. Indaguei sobre o motivo da preocupação e ela me disse: 

Ele está indo mal na escola. Semana passada a professora pediu que eles escrevessem um relatório sobre o passeio no museu de história e a nota do meu filho foi ruim, porque o trabalho estava muito superficial”!

Perguntei a idade do filho dela. Ela disse: “Cinco anos”.

Estamos criando “adultozinhos” com três, quatro, cinco anos de idade. Como diz Ken Robinson: a educação é orgânica, igual à agricultura e nós a tratamos de forma linear, como uma linha de produção.

Uma criança de cinco anos deve fazer relatório? Aprender idiomas? Judô? Ou deveria apenas brincar?

E nas empresas? A educação corporativa ajuda a criar pessoas criativas ou seres que apenas repetem velhos padrões?


Podemos afirmar que estamos melhorando a vida dos clientes, trazendo mais negócios ou ampliando o diálogo com a sociedade, a partir da educação que estamos oferecendo aos nossos públicos?

Como medir o resultado? E Qual resultado faz sentido medir? Será que estamos brincando o suficiente?

Gente grande de verdade, sabe que é pequena e por isso cresce. Gente muito pequena, acha que já é grande e tenta apequenar outras pessoas. (Mário Sérgio Cortella).

Nossos conteúdos educacionais são feitos para deixar grandes, pessoas pequenas ou para apequenar pessoas, que nasceram para serem grandes?

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