domingo, 1 de junho de 2014

O senhor poderia comprar um termômetro para ajudar a gente a bater a meta de hoje?


Tarde ensolarada de domingo e uma passada obrigatória em uma farmácia para comprar alguns remédios. Após aguardar algum tempo o atendimento e entregar a receita para o atendente providenciar os medicamentos, fico ouvindo o papo descontraído dos outros atendentes (adoro fazer isso).  A conversa era sobre uma funcionária que havia faltado ontem para ir ao médico e que também não havia ido trabalhar hoje porque estava indisposta. Ah... Ela não tinha muita certeza se viria amanhã. Como um amigo meu sempre fala: no comércio, os empregados costumam fazer rodízio para faltarem aos finais de semana. Realmente, trabalhar sábado e domingo não é um dos maiores prazeres que nos reserva o mercado de trabalho.

Após receber os medicamos e agradecer, recebo a pérola do atendente: "O senhor poderia comprar um termômetro para ajudar a gente a bater a meta de hoje"? Os tais termômetros estavam expostos com destaque na vitrine. Recuso educadamente e vou ao caixa. Após o outro rapaz passar todos os medicamentos, olha para mim com um sorriso e indaga: "Precisamos bater nossa meta hoje. O senhor pode comprar um termômetro"? Sem acreditar muito naquilo, agradeço novamente, recuso, pago e vou embora.
 
A pergunta que fica na minha cabeça é porque aquela farmácia resolveu colocar os termômetros na meta de vendas? Será que o comprador fechou um lote muito grande e o produto encalhou? Meta de vendas em farmácia? Salário variável para vender remédios? Viva a meritocracia! Fico imaginando uma reunião de equipe entre o supervisor e seus atendentes: "Pessoal, hoje temos que focar na venda de anti-inflamatórios, não esqueçam de oferecer uma caixa para toda velhinha que aparecer aqui hoje"! ou então: "Nossas vendas de supositórios estão muito fracas! Ponham um sorriso na voz e desovem o produto"!
 
E pensar que 90% dos remédios vendidos nos shoppings dos enfermos, chamados de "farmácias" poderiam ser evitados se houvessem ações preventivas de saúde. Quantos gastos com medicamentos, consultas, exames e internações poderiam ser evitados se a população fosse estimulada às boas práticas ligadas à alimentação, atividades físicas e um pouquinho mais de felicidade.
 
Enquanto isso não ocorre, "pessoal, vamos bater nossa meta de remédio pra pressão"! E que Deus nos ajude...

Nenhum comentário:

Postar um comentário