sexta-feira, 20 de junho de 2014

Como o eneagrama pode apoiar o líder educador?



Muitas pessoas acham que este papo de ficar "rotulando" os outros como sendo de um tipo ou de outro é algo ultrapassado e pouco produtivo.

Certamente, não somos de um "tipo", como um sabonete ou lata de azeite. Mas é possível perceber que existem grupos de comportamentos mais comuns a determinados tipos de pessoas. Por exemplo, existem muitas pessoas perfeccionistas e elas possuem entre si formas comuns de se comportar. Quem consegue prever estes comportamentos, obtém um melhor relacionamento e resultados com os nossos amigos "perfeitinhos", por exemplo.

Um líder educador conseguirá melhores resultados com sua equipe se dominar técnicas de assessment e autoconhecimento, pois eliminará choques e jogos de poder que emperram o desempenho individual e coletivo. O conflito pode ser produtivo, mas para isso, precisa ser bem direcionado.

De todos os instrumentos de autoconhecimento que conheço, o Eneagrama se destaca pela sua amplitude e profundidade. Ele parte do princípio que existem 9 padrões de comportamento. Todos possuímos um pouco de cada padrão, mas temos um principal, chamado de âncora.

Os 9 tipos podem ser classificados em três grupos, que possuem o mesmo motivador. O grupo do instinto entende a vida como uma batalha a ser vencida; o grupo das emoções busca o reconhecimento; o grupo da razão quer entender o mundo.

É complexo, mas fascinante!



Um comentário: